quarta-feira, 15 de março de 2017

Tuto1 - P4 - Postando no seu Blogger


TUTORIAL
Como Criar uma História Feita no The Sims e Colocá-la no Blogger

Dica: para uma melhor visualização (zoom), segure Ctrl e aperte o sinal de + no seu teclado (aperte - para diminuir).



PARTE 4 – Postando no seu Blogger


Na parte 1 de nosso Tutorial, aprendemos como criar uma história. Na parte 2, fizemos a história e nosso primeiro capítulo está pronto. Na parte 3, revisamos nosso trabalho. Então, agora, precisamos passar nossa história para nosso blog. Vamos aprender a criá-lo? :)


Criando o Blog
Postando no seu Blog

Criando o Blog


Você pode utilizar outras páginas de blogs para criar o seu; mas como meu blog é no Blogger, ensinarei como fazer o seu aqui também. Se você prefere seu blog em outro local, pule essa etapa e procure um tutorial voltado para sua página preferida de blogs.

1) Entre na página do Google:

A) Clique em “Fazer Login”:




B) Entre em sua conta ou clique em Criar uma Conta:


OBS.: a minha sugestão é que crie sua conta de autor de histórias do The Sims e não utilize sua conta pessoal, para não misturar as coisas. Você pode até criar seu pseudônimo1. Por exemplo: “Sally Winter” não é meu nome verdadeiro; é meu pseudônimo como autora. No entanto, isso é, repito, apenas uma sugestão. Se você quiser utilizar sua conta pessoal, a decisão é sua.


1 Pseudônimo: nome adotado por autor ou responsável por uma obra (literária ou de qualquer outra natureza), que não usa o seu nome civil verdadeiro, por modéstia ou conveniência ocasional ou permanente, com ou sem real encobrimento de sua pessoa.

Ao criar sua conta pela primeira vez (seguindo os passos dados pelo próprio Google), você verá a mensagem abaixo:


Clicando no círculo que terá a inicial de seu nome, você verá “Minha Conta”, onde você verá opções de login e segurança, info pessoais e de privacidade, preferências da conta, etc.


Mas vamos clicar no pequeno Menu (um com quadradinhos pequenos) que fica ao lado do Sininho de Notificações do Google. Quando você aperta no Menu e clica em “Mais”, você vê o ícone do Blogger. Você pode segurar esse ícone e arrastá-lo para o topo de seu Menu. Então ele ficará assim:



2) Agora vamos criar nosso blog:

A) Clique no ícone do Blogger; você será levado para a página abaixo. Em seguida, clique em “Criar Blog”:


B) Você terá que logar novamente na conta que acabou de fazer, pois você não tem ainda um Blogger; caso tenha, isso (abaixo) não será necessário, pois ele mostrará imediatamente sua página de administração do Blogger.


C) Se for sua primeira vez no Blogger, você verá a seguinte informação:

Confirme seu perfil: o perfil que os leitores verão quando visualizarem suas postagens é mostrado abaixo. O uso de um perfil do Google+ permite que você tenha uma identidade nas propriedades do Google e o conecta a seus leitores, permitindo que eles compartilhem e recomendem seu conteúdo na web e no Google+. Se você quiser usar outra identidade, como um pseudônimo, poderá escolher um perfil limitado do Blogger. Mais informações sobre os perfis do Blogger.

Você terá a opção de criar um perfil do Google+ ou um perfil limitado no Blogger. Minha sugestão é que você crie o perfil do Google+. Isso te permite colocar, mais tarde, gadgets como “Seguidores do Google+” no teu blog. Então vale mais à pena.



D) Se você optou por criar o perfil do Google+, verá a página abaixo; daí clique em “Continuar para o Blogger”:


E) Você verá a página de boas vindas do Blogger. Agora clique em Criar Novo Blog:


1)  Título: esse será o nome de seu Blog. Não o nome de sua história. Coloque um nome geral, que lhe permita, se quiser, futuramente, postar novas histórias ou outras coisas sobre The Sims. No exemplo abaixo, coloquei o nome Sandy e The Sims;
2)  Endereço: o endereço ficou sandyethesims.blogspot.com (eles avisam quando o endereço está disponível);
3)  Tema: mantenha o tema “Simples”; aprenderemos como mudar isso na parte 5 deste tutorial;
4)    Clique em “Criar um Blog!”.


1)   Em Tema: o Tema mostra a aparência de seu blog em um monitor e em uma tela de celular. Mas percebam, descendo as páginas, que podemos escolher outros temas (aparências diferentes) para nosso blog. No entanto, não faremos isso agora. Nosso blog ainda não tem uma única postagem. Portanto, vamos postar a história que escrevemos (ou o primeiro capítulo dela, caso seja uma história mais longa); depois, após publicá-la, arrumaremos o Tema e faremos algumas mudanças no blog antes de divulgar o Link Específico do capítulo 1;
2)   Algumas notificações aparecem, de vez em quando, no blog; após lê-las, você clica no X para dispensá-las.




Postando no seu Blog

Agora que seu blog foi criado, vamos criar a postagem do primeiro capítulo de nossa história!
Clique em Nova Postagem.


Você vai ver o seguinte:
Ao lado de postagem (seta apontando para a esquerda), escreva o nome da série, o número da parte e o nome do capítulo. Não escreva mais do que isso e mantenha esse título o menor que puder.
No espaço onde o cursor se encontra (segunda seta), você vai colar todo seu texto, da Parte 1 de sua história, que está no Word.


É só você abrir o arquivo do Word, ir em Selecionar Tudo.


Em seguida, vá em Copiar.


Depois volte para sua postagem no Blogger.
Clique onde o cursor está (no espaço para o texto) e, clicando com o botão direito do mouse, escolha Colar.


Às vezes preciso fazer mais de uma tentativa para finalmente o texto aparecer lá. Nesse exemplo mesmo, apenas na terceira tentativa, e usando Ctrl+V, foi que consegui fazer o texto aparecer no local de postagem.
O marcador do cursor ficará no final da página. Para subir, é só você usar o rolador:


A primeira coisa que você vai notar é que as imagens não estão aí. Normal.
Então você vai para o começo da postagem e vai clicar em INSERIR IMAGEM:

ATENÇÃO: abaixo você pode ver que as imagens aparecem com o símbolo de quebradas; só que, algumas vezes aconteceu comigo delas nem mesmo aparecerem assim. Por isso a importância do X, que marca a posição de cada screenshot.


Ao clicar em Inserir Imagem, aparecerá a seguinte caixa, onde você deve clicar em Escolher Arquivos:


Então você vai até a pasta da Parte 1 de sua história.
Use CTRL+A para selecionar todas as imagens; e depois só mantenha CTRL pressionado e clique no arquivo do Word, para que você NÃO o selecione:


As imagens então serão carregadas. Espere que o processo termine (pode ser rápido ou longo, dependendo da velocidade de sua internet). Depois, clique em CANCELAR. Isso mesmo. Clique em CANCELAR.


REPETINDO: depois que todas as imagens forem carregadas, clique em CANCELAR; caso contrário, todas as imagens vão aparecer na postagem, fora de seus lugares, e nós não queremos isso.
Caso tenha feito essa bobagem, dê CTRL + Z para desfazer.



Próximo passo será colocar o cursor abaixo de cada X e Inserir as imagens uma por uma, em seus respectivos lugares.
Você deve clicar então na imagem quebrada e, depois, em Remover (e delete o X também após colocar a screenshot certa):


O próximo passo é clicar na screenshot que você acabou de colocar aí; você notará que ela já está centralizada.
Deixe a imagem da Capa no tamanho médio.

ATENÇÃO: todas as outras imagens, você marca tamanho Muito Grande.


Repita o processo, colocando todas as fotos, uma por uma, no seu texto:
- Insira a foto certa;
- Apenas depois, delete o X e a Imagem Quebrada;
- Então, clique na screenshot e coloque tamanho Muito Grande;
- Arrume o espaço entre texto e imagens.


Sobre o Divisor de Cenas, uma boa dica é colocar todos os divisores de cena primeiro, antes de colocar as outras imagens. E eles também ficam no tamanho Muito Grande.


Depois que você colocar todas as imagens, é hora de arrumar os vídeos musicais (caso tenha resolvido colocar algum).
Você recorta o link que está sobre o texto Música de Cena.


O cursor vai ficar no local onde o link estava.
E você então vai clicar em Inserir um Vídeo.


Assim que a caixa abrir, clique em:
- Do Youtube;
- COLE o link no espaço de endereço e clique em Pesquisar;
- Assim que o vídeo aparecer, clique nele para selecioná-lo;
- Clique em Selecionar.


Na Postagem, seu vídeo aparecerá assim (e você ainda não será capaz de assisti-lo; isso será possível apenas na postagem já publicada):

ATENÇÃO: havia um espaço entre a imagem do vídeo e o texto “Música de Cena”; eu que optei por não deixar espaço. Você pode fazer o mesmo ou, se preferir, deixar um espaço mesmo entre os dois.


Agora que você já organizou:
- Texto;
- Imagens do Divisor de Cenas;
- Imagens da história;
- Espaçamento entre as imagens e os textos;
- Já colocou os vídeos do Youtube.

É hora de arrumarmos detalhes finais antes de postar.
Veremos as Configurações de Postagem, que são 5: Marcadores (eu não utilizo, portanto, não falarei sobre os marcadores aqui, mas você pode ler sobre eles neste artigo AQUI); Programar; Link Permanente; Local; Opções.
Aqui falarei apenas sobre os dois que utilizo: Programar e Link Permanente.


1) Programar: aqui você tem 2 opções, que são Automático e Definir Data e Hora.
Quando eu tenho várias postagens (não publicadas), eu defino por Data e Hora para que elas apareçam na ordem em que serão publicadas na parte de Administração do Blogger.
Mas, no momento em que vou publicar, mudo para Automático apenas aquela postagem que “irá a público”.
E apesar da imagem abaixo estar marcada em Definir Data e Hora, para publicar “O Destino de Cassandra”, deixarei no Automático.



2) Link Permanente: aqui você pode modificar o nome do link de sua postagem. Eu sempre prefiro encurtar.
Na imagem 1, você pode ver o link permanente automático, que é enorme.
Na imagem 2, onde a seta aponta, escrevi como desejo que seja a parte final do link; após fazer isso, deixo essa opção de Link Permanente Personalizado marcado e clico em Concluído.



3) Salvar e Visualizar: é sempre bom ficar salvando as modificações feitas, inclusive quando você estiver colocando as imagens (já aconteceu comigo da internet cair, eu não perceber, minhas modificações não terem sido salvas e eu ter que colocar as imagens todas novamente; mas faz parte; se acontecer com você, tenha calma, respire fundo e, se for o caso, dê um tempo antes de recomeçar). Pois bem! Depois que você apertar em Salvar, você vai clicar em Visualizar! Então você terá uma prévia de como sua postagem parecerá (aqui você também não consegue assistir os vídeos; como eu disse, só quando publicar mesmo).


4) Após Visualizar, se você quiser postar outro dia, você pode apenas (após salvar suas modificações), retornar para a parte da Administração clicando no nome Blogger a sua esquerda:


Na parte de Administração do Blogger, nas marcações na imagem abaixo:
1) Clicando naquela setinha para baixo (no caso, ao lado do nome do blog “Sandy e The Sims”, você pode criar outros blogs e mudar o painel de Administração para cada um deles;
2) Ao colocar o mouse sobre o nome de sua postagem (sem clicar), você pode optar por Editar (entre aí caso deseje publicar), Visualizar e até mesmo Excluir;
3) Como ainda não foi publicado, aparece como Rascunho.


Mas voltemos agora a nossa postagem “O Destino de Cassandra – 1 – O Recomeço”.
Na visualização, vimos que as imagens estão ultrapassando o corpo do texto (coloquei as linhas verdes para você perceber isso). Mas arrumaremos isso depois. O importante é você já ter um material pronto, em seu Blogger, para apresentá-lo ao público.

ATENÇÃO: evite fazer propaganda de algo que ainda será produzido. Não faça isso. Produza primeiro, em seguida apresente o produto juntamente com uma boa publicidade. Promessas não prendem leitores. Seu trabalho é o único que pode mantê-los.



Mesmo com essa questão do corpo do texto, vamos publicar.
E, ao publicar, você verá a caixa abaixo.
Se você optar por escrever algo, depois clique em Compartilhar.


Agora, quando você quiser ver seu Blog, é só clicar em Visualizar blog (marcação 1 na imagem abaixo); ocasionalmente você receberá um +1 de algum leitor, que aparecerá ali (na marcação 2); e (na marcação 3) você poderá ver quantas pessoas viram/leram seu trabalho.


Se você deseja publicar sua história ANTES de arrumar seu Blogger, você também pode fazer isso.
- Clique em Visualizar Blog (marcação 1 na imagem acima);
- Veja (na marcação 1 da imagem abaixo) que o que temos ali é o endereço GERAL do blog (não é esse o que utilizaremos para convidar os amigos a ler a Parte 1 da história);
- Clique no TÍTULO de sua postagem para chegar ao link certo (marcação 2 na imagem abaixo).


Depois que você clicar no Título de sua postagem, a página abrirá no link específico daquele post, que você deverá usar para convidar leitores e jogadores a conhecer sua história. Agora você só precisa copiar o link e publicá-lo nos locais/grupos adequados.


A não ser que, antes de fazer a divulgação, você queira editar seu Blogger para deixá-lo já todo arrumadinho! Pois, por enquanto, ele está assim:



Nesse caso, siga para a última parte de nosso tutorial! :)


Na última parte de nosso Tutorial, vamos aprender a editar nosso Blogger e deixá-lo com nossa cara! Sul-Sul!




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