quarta-feira, 15 de março de 2017

Tuto1 - P5 - Arrumando seu Blogger


TUTORIAL
Como Criar uma História Feita no The Sims e Colocá-la no Blogger

Dica: para uma melhor visualização (zoom), segure Ctrl e aperte o sinal de + no seu teclado (aperte - para diminuir).


PARTE 5 – Arrumando seu Blogger


Na parte 1 de nosso Tutorial, aprendemos como criar uma história. Na parte 2, fizemos a história e nosso primeiro capítulo ficou pronto. Na parte 3, revisamos nosso trabalho. Na parte 4, publicamos nossa história. Então, agora, nesta parte final, vamos aprender a mexer no nosso Blogger e deixá-lo com a nossa cara!


Familiarizando-se
Deixando seu Blog a sua cara
Divulgando

Familiarizando-se


Dentro da área de administração do Blogger, vamos entender o que há em cada cantinho:

1) Postagens:

Aqui você tem acesso a todos seus posts.
Você pode: editá-los, visualizá-los, compartilhá-los ou excluí-los.





2) Estatísticas:

Aqui você tem acesso a uma Visão Geral, Postagens, Origens de Tráfego e Público.
Você também pode optar ver pelo período de tempo: Agora; Dia; Semanal; Mês; Tudo.
A imagem abaixo se refere à Visão Geral.


Postagens:


Origens de Tráfego:


Público:



Nota 1: quero deixar registrado aqui um agradecimento especial a todos que deram view na postagem no blog. Obrigada, turma! :)


3) Comentários:

Nessa área, você terá acesso aos comentários deixados em suas postagens.
É bom sempre entrar aqui para ver se há algum comentário postado; ou, caso você tenha decido deixar a área de comentários moderada, se há algum para ser publicado.
Observe também se algum foi parar na caixa de Spam.


Na página do seu blog, os comentários ficam, geralmente, no final da postagem:


Quando você clica em “Comentários” (imagem acima), você pode ver, no seu blog, os comentários dos leitores (imagem abaixo) e respondê-los. Essa interação autor-leitor é muito importante! Clique em “Responder”, escreva seu recadinho e depois clique em “Publicar”.


Sempre responda todos os comentários. Se receber algum comentário mal-educado (não me refiro a comentários com críticas bem fundamentadas; esses devem sempre ser bem-vindos), apenas delete. Não responsa ofensa com ofensa. Seja elegante.


As suas respostas também aparecerão em Comentários:



Nota 2: apesar d’eu ter usado o mosaico para esconder, nas imagens, os nomes das três pessoas lindas que comentaram, quero deixar aqui um agradecimento especial aos três: muito obrigada pelo feedback, Déa, Deni e Volpino! S2


4) Ganhos:

Se tiver interesse em lucrar com seu blog, clique em “Como se qualificar para o Adsense”. Duas das regras básicas (além de outras) para isso é: ter mais de 18 anos e ter seu blog ativo por pelo menos seis meses.



5) Campanhas:

Um serviço pago de anúncio. Você não é obrigado a fazer. É uma opção.
Se não desejar esse serviço, só ignorar essa parte.



6) Páginas:

As Páginas do Blogger podem ser usadas para guias como: Sobre, Autores, Contato, etc.
Eu mesma, por exemplo, criei a página "TS4 - Axl Logan" e coloquei todos os links dos capítulos da história; também criei a página "Lotes" e coloquei todos os links para meus lotes compartilhados; você pode, basicamente, criar uma página para o assunto que desejar. Mas se você quiser saber mais sobre as Páginas, clique AQUI.



7) Layout:

O Layout é usado para que você possa adicionar, remover e editar Gadgets no seu blog. E um Gadget pode ser compreendido como um pequeno complemento, ferramenta ou serviço que contribuirá para o aumento da eficiência do seu blog. É nessa parte que você vai clicar e arrastar os Gadgets para organizá-los. E, caso faça qualquer modificação em Layouts, clique em “Salvar Organização”. Mas não lidaremos com isso agora. No momento, você está apenas se familiarizando com as possibilidades que o Blogger apresenta.



8) Tema:

Tema é onde mudaremos a cara e as cores de nosso blog. Descendo nessa página, veremos vários temas diferentes e interessantes. E o mais legal: em Personalizar, você pode escolher seu tema preferido, e ainda pode clicar e mudar o Plano de Fundo, o Layout, cores, fontes e muitos outros detalhes! Também não faremos isso agora.



9) Configurações:

Em Configurações, temos 7 opções: Básico; Postagens, Comentários e Compartilhamentos; E-Mail; Idioma e Formatação; Preferências de Pesquisa; Outro; Configurações de Usuário. Veremos um pouco sobre cada uma delas e lhe já aconselho a ir arrumando seu blog no que se refere a essa parte, à medida que for lendo.

1) Básico: aqui você tem opções no Básico (mudar o título do blog, sua descrição e privacidade); em Publicação (você pode mudar o link de endereço do blog); em HTTPS (redirecionamento para HTTPS; deixo sempre com o “não” marcado mesmo); em Permissões (você pode adicionar outros autores ao Blog; só precisa colocar o e-mail deles no espaço em branco ali e clicar em Convidar Autores – fale antes com essas pessoas, para ver se elas topam; não coloque alguém sem seu consentimento; e depois que eles aceitarem o convite, você pode até torná-los Administradores; lembre-se de, caso vá fazer isso, colocar apenas pessoas de sua extrema confiança, visto que Administradores podem criar postagens, editar as postagens já feitas, excluir postagens, etc);
E ainda na categoria Permissões, você pode escolher os leitores do blog: Público (seu blog está aberto para todos os leitores); Privado 1 (somente autores do blog; seu blog é restrito para que apenas os autores do blog possam lê-lo. Outros visitantes do blog não conseguirão ler nenhuma postagem; em vez disso, receberão uma mensagem informando que o blog é privado); e Privado 2 (somente alguns leitores; você pode restringir seu blog apenas aos leitores que escolher. No entanto, esses leitores precisarão fazer login antes de ler o blog, o que acrescenta uma etapa extra).




2) Postagens, Comentários e Compartilhamentos:

POSTAGENS:
Mostrar no Máximo: ali estará o número 7; eu mesma deixei apenas 5.
Modelos de Postagem: não uso;
Mostrar imagens com a Lightbox: já vem marcado no SIM; mantenho assim;

COMENTÁRIOS:
Local do comentário: mantenho como “Incorporado” (você terá outras opções);
Quem pode comentar: você escolhe;
Moderação de comentários: deixo marcado “Sempre”, mas novamente, é sua decisão;
Mostrar verificação de palavras: deixo marcado o “não”;
Mostrar backlinks: deixo como “Ocultar”;
Mensagem de Formulário de comentário: você pode deixar uma mensagem legal aí;



3) E-Mail: basicamente não mexo aqui.


4) Idioma e Formatação: essa parte aqui também é super tranquila e você basicamente só precisa escolher formatos de data e hora.


5) Preferências de Pesquisa: também não modifico nada aqui.


6) Outro: nessa parte, você tem opções como Importar e Fazer Backup; Excluir seu blog; marcar seu blog como possuidor de conteúdo adulto (18+); entre outros.


7) Configurações de Usuário:



10) Lista de Leitura:

Nesse espaço ficam os blogs que você segue.
Para adicioná-los, clique onde a seta azul marca.



Então você verá outra página; clique em “Adicionar”.
E, se ainda não conhecia, siga meu blog: https://historiasdawinter.blogspot.no/
No meu blog, recomendo outros blogs muito legais, criativos e interessantes! Conheça cada um e siga seus preferidos!


Quando você estiver seguindo alguns blogs, eles aparecerão nessa área, na ordem de suas últimas postagens (na imagem abaixo, os blogs que eu sigo como Sally Winter):



11) Ajuda:

Ao clicar em “Ajuda”, a seguinte caixa aparecerá:




Deixando seu Blog a sua Cara


Agora que você está familiarizado com o Blogger (e já deve ter percebido que é bem fácil lidar com ele), é hora de mudarmos a cara do nosso blog.
No momento, ele está assim:



1) LAYOUT:

Primeiro iremos em Layout para colocar os Gadgets. Abaixo, vou mostrar quais eu coloquei no meu. Você pode optar por colocar outros e até em posições diferentes. Tudo aqui é sugestão.

A) Favicons:
Elas são pequenas imagens (normalmente 16 por 16 pixels) que podem ajudar os internautas a identificar o seu site. Você primeiro precisa encontrar o Favicon que deseja usar (pesquise “favicon” no Google Imagens – ou faça o seu; há vários sites para isso – e salve em algum lugar de seu PC aquele que você mais gostou); depois, clique em “Favicon/Editar”.
Você então vai em “Escolher Arquivo” e seleciona seu favicon escolhido; depois clica em Salvar. Depois, ainda em Layout, clique em “Salvar Organização”.




Note, na imagem abaixo, os favicons de outros blogs. Na aba, você pode ver os favicons do meu blog e do blog-teste “Sandy e The Sims” (o coraçãozinho rosa). Às vezes o favicon demora para aparecer, mas isso é normal.



B) O Cabeçalho é a capa de seu blog. Clique em Editar.
Você verá aí o título de seu blog e pode adicionar uma descrição também.
Ou você pode fazer como eu faço: eu uso uma imagem-capa (só você criar sua capa e “Escolher Arquivo” de seu computador; a minha capa atual, inclusive, foi um lindo presente da amiga Nihal (te super agradeço, lindona!); e eu uso o posicionamento “em vez de título e descrição”, para ficar apenas a imagem). AQUI estão dois modelos de tamanho Grande e Médio para a capa de seu blog (estão na cor preta; você pode pintar o fundo de outra cor e criar sua própria capa em algum programa de edição: Paint, Photoscape, Photoshop, etc).
Capa feita, vá em “Escolher Arquivo”, depois clique em “Salvar”. Em seguida, clique em “Salvar Organização”.


Veja (abaixo) que a capa ficou meio cortada no blog. Mas isso pode ser ajustado no “Designer de Tema”. Mas veremos isso depois. Continuaremos em Layout por enquanto.


C) Agora, em Principal, em Postagens no Blog, clique em “Editar”.
Aí você terá opções interessantes (veja abaixo), como marcar as Reações e até editá-las. Mas lembre-se de “Salvar” e depois “Salvar Organização”.



D) Adicionando Gadgets:
Observe a imagem abaixo. Vamos clicar em Adicionar um Gadget e colocar alguns deles em nosso blog.
Você pode adicionar quantos Gadgets desejar; e, arrastando-os, pode colocá-los na ordem que quiser.
Adicionaremos no “sidebar-right-1”:


Quando você clica em “Adicionar Gadgets”, uma janela nova se abre; agora, você precisa decidir quais deles deseja em seu blog (é só apertar o + do Gadget que você gostou).


Alguns Gadgets bem legais abaixo:

·         Gadget de Imagem (você pode colocar uma screenshot extra de sua história);
·         Gadget de Enquete;
·         Gadget que mostra as visualizações que o blog tem;
·         Gadget Siga por E-Mail;
·         Gadget de Tradução;
·         Gadget de Recomendo (onde você coloca os blogs que segue; dica: deixe marcado para que vejam a regularidade de postagens dos blogs - data da última postagem deles - e suas imagens, favicons e títulos; isso dará uma "movimentação" a seu blog).

Lembre-se de “Salvar Organização” depois que escolher todos que deseja.
Abaixo, os que escolhi para o blog “Sandy e The Sims”:


Por conta disso, a aparência do blog agora está assim:


Já o Gadget “Pesquisar este Blog”, eu deixo no Footer-1:


Por conta disso e pela localização (Footer-1), eles aparecem no final do blog, assim:



2) TEMA:

Agora a parte final para deixarmos nosso blog pronto: o Tema!
Abaixo você pode ver como o blog está agora.
Clique em “Personalizar” para experimentar temas diferentes.


Após clicar em Personalizar, você abrirá o Designer de Tema do Blogger.
Nele, você possui 4 opções (marcação 1 na imagem abaixo):
·         Plano de Fundo;
·         Ajustar Larguras;
·         Layout;
·         Avançado.
Você também verá como está seu blog agora (marcação 2); você terá várias opções de temas (marcação 3); e, clicando em cada uma, você poderá ver, na parte abaixo da área preta, como seu blog ficará com aquele tema.
No topo, ao lado direito, você tem as opções: Voltar para o Blogger; Visualizar Blog (e ver como ficaram suas mudanças nele); Ajuda; Aplicar ao Blog (você precisa clicar aqui depois que terminar de organizar tudo, para que as mudanças sejam realizadas no seu blog). Veja abaixo:



A) Plano de Fundo:
Em Plano de Fundo, você troca o “papel de parede” de seu blog.
Clique na setinha em “Imagem de Plano de Fundo”.
Você então poderá selecionar entre vários modelos do próprio Blogger OU fazer upload de alguma imagem que você tenha e que queira utilizar.
Depois, clique em “Concluído”.



B) Ajustar Larguras:

Agora que escolhemos o Plano de Fundo, vamos arrumar as larguras.
Você pode deixar a largura de todo o blog maior ou menor (inclusive da barra lateral direita). Se não gostar, você pode redefinir as larguras para o padrão do tema.



Para arrumar “Todo o Blog”, uso a capa de parâmetro (para observar como vai ficar melhor). Veja que, agora, a capa está aparecendo (antes, estava cortada):



Mas para ajustar a “barra lateral direita”, uso “Arquivo do Blog” como parâmetro (para observar como vai ficar melhor). Veja como ficou:



C) Layout:

Já trabalhamos no Layout, mas, se você desejar, pode mudar algo aqui. Lembre-se de acessar o Layout, no Painel (de administração) do Blogger, para adicionar, remover, editar ou reorganizar os gadgets.



D) Avançado:

Aqui você tem as seguintes opções para experimentar e mudar:

Texto da Página;
Planos de Fundo;
Links;
Título do Blog;
Descrição do Blog;
Texto das Guias;
Plano de Fundo das Guias;
Cabeçalho de Data (que você verá, no blog de Sandy, que deixei na cor rosa);
Título da Postagem (também deixei rosa);
Plano de Fundo da Postagem;
Cor do Título do Gadget;
Texto do Gadget;
Links dos Gadgets;
Plano de Fundo da Barra Lateral;
Cor do Botão em Dispositivos Móveis;
Adicionar CSS.

Aqui, cabe a você fazer experimentos com as cores que deseja e decidir o que fica legal ou não para seu blog.



E) Finalizando:

Ao decidir como ficará a aparência final de seu blog, clique em “Visualizar Blog”.
Se ainda não tiver gostado do resultado, mexa mais com as cores e temas.
Se você amou o resultado final, clique em “Aplicar ao Blog”!
Agora o blog está assim para os leitores:


E, no Painel de Administração, em Tema, ele aparecerá assim:



Uma Última Dica


Criar uma Guia “Minhas Histórias - Índice”:

No blog-teste “Sandy e The Sims”, usamos o Gadget Arquivo do Blog, que mostra tudo que foi postado:


No meu blog, eu criei uma Guia (Página) para isso (também implementada posteriormente nos blogs de amigas queridas), onde disponibilizo, geralmente em tabelas, os links dos capítulos de cada história que criei (tudo feito primeiramente no Word, claro; e depois colado em Postagem, como aprendemos a fazer na parte 4 de nosso tutorial):


Se você tiver interesse em fazer o mesmo (eu acho que fica mais organizado), é só baixar o modelo AQUI e arrumar como desejar, usando o hiperlink (do Word; encontrado em Inserir) para colocar o Link Específico de suas postagens (lembre-se de não colocar o Link Geral de seu blog, mas o específico da postagem que deseja; para pegar o Link Específico, clique no nome de sua postagem).
Arrume tudo no arquivo Word (se precisar de mais espaço na tabela, aperte TAB com o cursor dentro dela).


Quando estiver pronto, vá ao Painel de Administração de seu Blogger.
Crie uma Nova Postagem e coloque o título “Minha História – Índice”; se você tiver mais histórias já publicadas, mude o título para “Minhas Histórias – Índice”.
Agora COPIE e Cole o que fez no Word para sua Postagem.
Acrescente as imagens, decida o nome do link permanente, arrume os espaços, revise e PUBLIQUE.


Mas preste bastante atenção: você precisa cuidar dessa postagem. Toda vez que publicar algo, acrescente (o novo material publicado) nessa postagem. Para isso, coloque o Link Específico de cada produção nova – veja na imagem acima; clique no título da postagem para pegar esse Link Específico.
Você só precisará ir ao Painel de Administração do Blogger e clicar em Editar, acrescentar as informações extras e ATUALIZAR essa postagem (veja as imagens abaixo).
Como eu faço: atualizo as informações na tabela (no arquivo Word que nomeei de “Índice” e que está salvo na minha Pasta “The Sims 4 – Meu Blog”) e depois apenas substituo a tabela da postagem pela atualizada (o bom e velho Copiar e Colar). Lembre-se também que você não é obrigado a usar Tabelas. Faça seu índice (ou uma guia/página Contato, por exemplo) do seu jeito.





Os próximos passos: com o “Minhas Histórias – Índice” publicado, pegue o Link Específico dele. Por exemplo: o link específico no blog-teste ficou: http://sandyethesims.blogspot.no/2017/03/indice.html .

Agora iremos para LAYOUT no Painel.
Logo na parte abaixo de “Cabeçalho”, onde lemos “Entre Colunas”, vamos adicionar o Gadget Páginas.


Assim que você clicar no + desse gadget, você vai clicar em “Adicionar Link Externo”.
Então você colocará o título da página (“Minha História – Índice”) e o Link Específico de sua postagem “Minha História – Índice”. Depois, clique em Salvar Link.


Após Salvar Link, você poderá ver que terá a “Página Inicial” e a guia “Minha História – Índice” (veja na imagem abaixo). Você pode arrastá-las para mudar a ordem em que aparecem (principalmente se você tiver outras Guias, como Contato, Extras, etc). Mas normalmente Página Inicial vem na frente, mostrando sua última publicação (ou últimas publicações).
Sempre que quiser mudar ou acrescentar outra Guia dessa forma, só seguir esses mesmos passos.
Agora clique em “Salvar” e em “Salvar Organização”.




Agora você tem as guias Página Inicial (é a primeira que os leitores veem ao entrar no seu blog) e “Minha História – Índice”.
Mas você ainda tem o gadget “Arquivo do Blog”, que acredito já não fazer muito sentido, já que você criou seu próprio índice. Se você optar por deixá-lo aí, seu trabalho terminou e seu blog está pronto! Parabéns e sucesso!


Mas caso você não queira o gadget “Arquivo do Blog”, retorne a Layout no Painel.
Então, no gadget “Arquivo do Blog” (imagem abaixo), clique em “Editar”. Então clique em “Excluir”. Depois, clique em “Salvar Organização”.
Lembre-se que, se mudar de ideia, você pode “Adicionar Gadget” e colocá-lo aí novamente.



E pronto! Blog pronto!



Divulgando

Agora você pode pegar o Link Específico do capítulo 1 de sua história e divulgar!

Coloque uma mensagem bem legal e divulgue nos grupos adequados (no Facebook, indico o 4Simmers, o AlalaSims e o Sims Center (The Sims 4 – Brasil)!
Um grande abraço e sucesso!



Gostou desse mega tutorial?
Deixe seu comentário abaixo e o indique a seus amigos!
Sul-Sul! :)

Sally Winter.

OBSERVAÇÃO: não libero a reprodução deste tutorial em site/página/blog algum, a não ser que entre em contato comigo ANTES, através do e-mail winterautora@gmail.com, e obtenha meu consentimento. E, caso consentida, toda reprodução precisa deixar claro, logo no início, que este material é de autoria de Sally Winter e encontra-se no blog http://historiasdawinter.blogspot.com/. Obrigada!




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