sábado, 8 de abril de 2023

Tuto1 – P6 – Dicas Extras


Apenas uma imagem aleatória de uma família que amo no meu jogo!



Oi, oi, pessoas lindas!

Aqui vão umas dicas extras para quem está organizando seu blog. Eu as passei para uma amiga querida e pensei que seria legal compartilhar com todos aqui também. Espero que seja útil para alguém. 😊

 

Tuto 1 – P6 – Dicas Extras

 

Dica 1:

 

Crie uma Página para seus diferentes tipos de postagens (ex.: uma para sua História 1; uma para sua História 2; uma para colocar os links de seus lotes; etc):



A página é que nem uma postagem comum. Nela, você pode colocar a lista de todos seus capítulos (postagens). Para fazer isso, você escreve o nome do capítulo e insere o link para o leitor acessar. Você pega o link dos capítulos assim: você vai em Postagens; passa o mouse por cima da postagem que você quer pegar o link (não clica, só passa o mouse por cima); daí vão aparecer uns ícones e tem um que é tipo um olho (marquei na imagem abaixo). Você clica nesse olhinho e vai abrir a página direto para sua postagem.



Daí você copia o link da postagem específica, tipo:



Daí, no Word, você cria seu arquivo “Página Minha História X” e é só escrever o nome do novo capítulo e inserir o link nele. Toda vez que você postar capítulo novo, você adiciona na Página.

E para fazer a página aparecer no blog, você vai em Layout e escolhe onde você quer que o gadget Páginas apareça no seu blog. Pode ser no “Entre Colunas” ou, como no meu caso, eu coloquei no “Sidebar-left-1”.

Você vai em Adicionar Gadget e adiciona Páginas:



Então você vai em Editar e adiciona o nome da página (ex.: “Minha História X”) ou coloca o link da página (a página já tem que estar pronta e publicada para colocar o link) e salva:

 


Eu acho que é legal você ter a página de cada história, pois, se eu um dia você começar uma narração nova, pode fazer a mesma coisa: postá-la no mesmo blog e começar uma nova página com a nova história; você teria a página de “História 1” disponível e também a da “História 2”; daí você pode fazer uma capa mais genérica para seu blog, tipo: “Autor Xxxxxx”, como uma marca, pois você é um autor e todas suas diferentes criações ficam no seu blog único. 😊

Para exemplificar, pois acho que posso não ter explicado bem no parágrafo anterior: abaixo estão todas as páginas que tenho no meu blog. Imperium é minha quarta história. 😊 Todas ficam no mesmo blog.



Daí, cada vez que for publicado um capítulo novo, uma postagem nova, você atualiza na Página. 😊

 

Dica 2:

 

Me deram essa dica anos atrás, depois de meu tutorial pronto, e eu a acho bem legal: você pode inserir uma “expansão de postagem” em cada um de seus capítulos (vai aparecer como uma linha fininha; veja abaixo):  

 


Essa expansão faz com que seu capítulo não apareça completo na página inicial de seu blog, o que faz com que o leitor entre na postagem específica do capítulo para ler completo, o que vai te indicar os views de maneira mais certinha. Pois se o leitor entra na página inicial e lê o capítulo completo lá, ele deixa de entrar no link específico e o view não conta no capítulo específico, apenas como visita geral no blog.

É só você editar cada capítulo, inserir a expansão na postagem, onde você desejar, e salvar.

Daí, o próximo passo é ir em Layout, Principal e clicar em Editar:



Em Editar, você pode colocar o número de postagens que aparecerá na Página Principal (eu coloquei, por exemplo, 6; tu pode colocar quantas quiser: 5, 6, 7, 8. O que quiser). Daí você coloca o texto que levará ao link específico da postagem: “Leia mais aqui! Leia mais! Clique aqui para ler mais!”, o que achar melhor! 😊 Há mais opções aí (imagem abaixo) que você pode dar uma olhadinha; quando finalizar tuas escolhas, clique em Salvar.



Em Layout, no Gadget Arquivo do Blog, depois você pode deixar assim, pois fica bem mais fácil encontrar os capítulos; caso modifique algo, sempre clique em Salvar:




Dica 3:


Toda vez que você mudar a capa do seu blog, pode ser necessário redefinir larguras.

Você muda a capa aqui: Layout => Cabeçalho => Editar => Selecionar Imagem; depois marca “Imagem sem título nem descrição”; não marca para reduzir e salva.

Em seguida, você vai em Tema (logo abaixo de Layout) => clica em Personalizar e desce para “Ajustar Larguras”; daí você vai ajustando as larguras e mexendo nas barrinhas de movimentação marcadas para visualizar melhor. Quando terminar, é só salvar e voltar ao Blogger. 😊

 



E é isso! Espero ter ajudado! 😊

Qualquer dúvida, só perguntar aqui ou me mandar e-mail: winterautora@gmail.com . No que eu puder ajudar, estou à disposição. 💚

Um grande abraço e tenha um lindo dia! 😊




4 comentários:

  1. Amei essas dicas! Super bem explicadinho!! 😊
    Depois conta a historinha dessa família da foto! Fiquei curiosa 😊💚💛

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooownti! Obrigada, Ari lindona! 💚💛
      Eu tenho planos de fazer algumas postagens sobre eles futuramente! 😃

      Excluir
  2. Amei as dicas. O blog ainda é minha plataforma favorita para postar historias de sims.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiieee, Niiiiiiiih!!! 💚
      Sim, sim. Eu concordo contigo.
      Eu acho mais seguro postar aqui no blog, pois redes sociais mudam, podem acabar, e não seria legal perder nossas criações nelas.
      E obrigada eplo comment! 😊💚

      Excluir