TUTORIAL
Como Criar
uma História Feita no The Sims e Colocá-la no Blogger
Dica: para uma melhor visualização (zoom), segure Ctrl e aperte o sinal de + no seu teclado (aperte - para diminuir).
PARTE 2 – Criando a História no Word
Na parte 1 de nosso Tutorial,
aprendemos sobre como criar uma história. Então, agora que você já tem sua
história em mente, é hora de colocá-la no Word1.
A explicação abaixo utiliza o
The Sims 4 como exemplo, pois é a versão do jogo com a qual estou
familiarizada. Caso você pretenda fazer sua história em uma versão mais antiga
da franquia, o tutorial abaixo ainda pode lhe ser útil pelas dicas gerais.
E
lembre-se: tudo
que está escrito abaixo é sugestão, não é lei. Utilize as ideias que você mais
gostar e ignore as que não se enquadram no seu perfil. Abaixo eu apenas
descrevo qual o meu procedimento de criação, esperando que algo possa lhe ser
útil; e cada método de elaboração é uma experiência absolutamente pessoal.
1 Nota: utilizo a
versão Microsoft Office Professional Plus 2010.
Do que Precisaremos
Deixar aberta a pasta Capturas
de Tela
Crie e deixe aberta a pasta de
sua história
Abra o arquivo Word de sua
história
Abra seu jogo
Escrevendo a História
Definindo as cenas
Batendo as fotos no jogo
Montando as cenas
Criando notas
O divisor de textos
Colocando os créditos
Colocando a Imagem-Capa
História pronta
Do
que Precisaremos
Precisaremos dos seguintes itens
abertos para começar a produzir nossa história:
Deixar aberta a pasta Capturas de Tela:
1) Deixe aberta a pasta
Bibliotecas/Documentos/Eletronic Arts/The Sims 4/Capturas de Tela;
2) Clique com o botão direito do
mouse dentro dessa pasta e vá em Exibir. Marque “Ícones Extra Grandes”, assim,
à medida que você for batendo as fotos no jogo, já poderá ir selecionando
aquelas que serão usadas nas cenas;
3) Como podem ver na imagem acima,
aí ainda estão as fotos que tirei para fazer a parte 1 deste tutorial. Se há
imagens nessa pasta (que você não usará mais), sugiro que as delete ou as
guarde em outra pasta nos seus arquivos, para melhor organização. O ideal é que
essa pasta fique vazia.
DICA IMPORTANTE:
Deixe seu “The Sims 4”2
preparado antes de entrar nele. Como assim? Há alguns Mods que podem ser muito
úteis dentro do jogo. Você deve colocá-los em: Bibliotecas/Documentos/Eletronic
Arts/The Sims 4/Mods. Listarei os que uso, mas se lembre de que utilizá-los é
responsabilidade sua; algum desses Mods pode dar conflito com algum Mod que
você tenha; no meu jogo, eles estão funcionando muito bem (e se lembre de
sempre procurar pela atualização de cada um quando o jogo for atualizado):
FogtiyNoHighLight: tira aquela linha branca que
fica nos Sims e nos objetos quando colocamos o mouse neles;
Tirar
o Mosaico de Censura:
como às vezes isso atrapalha as fotos, eu tiro; se a foto precisar de um
mosaico de censura, eu mesma coloco, usando o PhotoScape
(programa muito legal para editar fotos de modo simples);
Sem
vampiros nas vizinhanças
(para quem tem o pacote Vampiros): remova o arquivo localthumbcache.package
após colocar esse mod e antes de entrar no jogo (o jogo recria depois);
Sem borrão no horizonte: o cenário além do personagem
não fica desfocado;
Tempo
de cozinhar reduzido nos restaurantes: para quem tem o pacote “Escapada Gourmet”;
Todos Alimentos em Apenas uma Barraquinha: você encontra todos os
alimentos vendidos nos stands de San Myshuno apenas em uma barraquinha (você
precisa ter a expansão Vida na Cidade); é só ir na parte de Atividades &
Habilidades; estará lá, em Outros;
TestingCheats
True SEMPRE funcionando:
esse é o meu Mod preferido. Mas você deve mantê-lo zipado dentro da pasta Mods;
esse Mod permite que esse cheat esteja SEMPRE ligado, o que é ótimo, já que
normalmente você precisa digitá-lo na caixa de cheats todas as vezes que entra
em um lote diferente (o que é MUITO chato);
Cas.FullEditMode
SEMPRE funcionando:
outro dos meus Mods preferidos. O cheat Cas.FullEditMode permite que, ao clicar
com o botão direito do mouse no Sim, você possa editá-lo mais livremente no CAS
(CAS = Create a Sim; Crie um Sim). Você pode inclusive tirar ou colocar membros
na família do seu Sim desta forma.
2 Nota: se você
vai fazer sua história em uma versão mais antiga do The Sims, procure por Mods
e Hacks em páginas especializadas no seu jogo preferido. Os Mods podem lhe
ajudar bastante!
E
lembre-se de que, para que eles funcionem em seu jogo, você deve ir em Opções e
deixar marcados: “Habilitar conteúdos personalizados e modificações” e
“Modificações de Script Permitidas” (se não estavam marcados antes, você terá
que sair do jogo e entrar novamente):
Crie e deixe aberta a pasta de
sua história:
Em algum lugar de sua
preferência, no seu computador, crie uma pasta com o nome “The Sims 4 – Meu
Blog”; dentro dessa pasta, crie outra pasta com o nome de sua história (vou
usar minha história-exemplo “O Destino de Cassandra” como modelo aqui); em
seguida, caso sua história vá ter vários capítulos, crie, dentro de “O Destino
de Cassandra”, a pasta para o capítulo 1: “Parte 1”.
Depois, crie um novo arquivo do
Word e o salve como: “Nome de sua História – 1” (veja a imagem abaixo).
Então, clique com o botão
direito do mouse dentro dessa pasta e vá em Exibir. Marque “Ícones Grandes”.
DICAS IMPORTANTES:
1) Vá em Exibição e deixe sua Régua
marcada; escolha a melhor forma para você visualizar o documento (eu prefiro
usar o Layout de Impressão, mas isso
depende do gosto de cada um):
2) Aprenda a mexer na régua: o Recuo da Primeira Linha da
régua (que chamaremos aqui de RPL; marcador,
na régua, na linha de cor azul na imagem) pode ser de 1,25 cm ou 1,5 cm para
textos. Ele vai marcar onde o texto começará. Quando colocar títulos,
subtítulos e as imagens do jogo, esse RPL precisa estar em Zero na régua. É só
arrastá-lo para lá, onde o Recuo Deslocado (que chamaremos aqui de RD; marcador, na régua, na linha de cor
verde na imagem) se encontra. Detalhes como esse são importantes para dar
qualidade ao produto final.
3) Aprenda sobre os tipos de
alinhamentos do texto (na imagem abaixo):
1 – Texto alinhado à esquerda
(de vermelho);
2 – Texto centralizado (na cor
laranja);
3 – Texto alinhado à direita (na
cor azul);
4 – Texto justificado (na cor
preta).
Sua história precisa ter todo o
texto do enredo JUSTIFICADO; com o RPL em 1,25 cm ou em 1,5 cm; e o RD em Zero.
Título, subtítulo e imagens do
jogo precisam ter o RPL e o RD em Zero; e precisam estar CENTRALIZADOS.
Repetindo: essas são sugestões para deixar
seu trabalho com um visual mais bonito e profissional. Você não é obrigado a
seguir nenhuma sugestão apresentada.
Abra o arquivo Word de sua
história:
Agora precisamos escrever um
pouco antes de entrar no TS4.
Vamos analisar o Modelo para ter
uma ideia do que fazer:
1) Como já dissemos antes, aqui
deixamos marcado “sem espaçamento”;
2) Notem que o título (“O
Destino de Cassandra”) e o subtítulo (“Parte 1 – O Novo Apês”; que pode
inclusive ser modificado depois) estão sombreados. É uma opção. É só selecionar
os dois e clicar lá onde está escrito 2 (Sombreamento; há várias opções de
cores);
3) Notem que o RPL e o RD (na
régua) estão ambos em Zero para a chamada (marcação 4) da história, para os X (marcação
5; eles representam uma foto do jogo, cada um), para o título (marcação 6) e
para a marcação 7 (localização). Já para o texto em si, RPL está em 1,25 cm e o
RD está em Zero (o que cria um parágrafo bem definido);
4) Essa é a chamada da história.
Ela não mudará nos próximos capítulos (mas até antes de publicar, você pode
aprimorá-la). Após publicada, você não mexe mais nela (será sempre a mesma nos
próximos capítulos). Ela é uma explicação rápida de sua história;
5) Em X (RPL e RD em Zero na
régua; centralizados), colocaremos as imagens do jogo (logo acima deles; e não
vamos apagar esses X depois). O primeiro X ali é extremamente importante, pois,
quando a história estiver no Blogger e você divulgar o link dela, essa primeira
imagem é que aparecerá para o público em sua postagem; então, normalmente, eu
edito essa foto (não as outras); e novamente: jamais apague o X de seu arquivo
Word, mesmo após colocar a imagem, pois ele vai dizer onde a imagem se
localiza. Isso será importante mais à frente, quando passarmos a história para
o Blogger (como as imagens não aparecem de primeira no Blogger – normalmente aparecem
como “Imagens quebradas”, às vezes, nem isso –, o X vai nos indicar onde elas
ficam);
6) O título da história precisa
ser maior e, preferencialmente, ter uma letra que combine com o estilo do que
você quer contar; ou pode ser apenas uma letra diferenciada mesmo. Contanto que
seja uma fonte que permita ao leitor entender o que está escrito. Não coloque
em seu texto nada que dificulte a leitura;
7) Informa a localização da
cena, a cidade; no caso, a parte em Xxxxxxx está ali porque, como ainda não
entrei no jogo, ainda não decidi em que vizinhança a Cassandra vai morar;
8) Após a imagem (X), vem o
texto explicando-a, com a história em si.
Abra seu jogo:
Crie um Novo Jogo apenas para fazer sua história. E para não misturar com
os saves que você usa apenas para jogar.
Assim que entrar na família que
usará como protagonista, aperte Ctrl +
Alt + C ao mesmo tempo. Uma caixinha de texto vai ser aberta na parte
superior esquerda de seu jogo (veja imagem abaixo). Se você NÃO usa os dois
últimos Mods que listei, vc vai começar colocando o cheat 1 e o cheat 2 abaixo.
Coloque um por um, dos cheats
abaixo, e dê Enter; e você pode copiar e colar esses cheats na caixa de texto:
1) testingcheats true è libera os outros
cheats abaixo; se clicar com o botão direito do mouse na Caixa de Correio, pode
ver outros truques também;
2) cas.fulleditmode è libera o CAS quando
você clica no Sim com o botão direito do mouse; você fica livre para modificar
o Sim ou deletar e adicionar outros Sims à família;
3) bb.ignoregameplayunlocksentitlement è itens trancados de
profissão são liberados;
4) headlineeffects off è tira o prisma e balões
de pensamento. Perfeito para bater as fotos;
5) buydebug è
libera itens escondidos no jogo, na parte de Decorações (Diversos); depois use
o bb.showhiddenobjects;
6) motherlode è você precisará que a família
de seu Sim tenha dinheiro para comprar os lotes ou cômodos que usará nas cenas.
Adiciona 50 mil Simoleons (o dinheiro dos Sims) cada vez que você o utiliza.
7) bb.moveobjects è pode ser útil se você
precisar movimentar objetos sem restrições de espaço (infelizmente não funciona
nos Sims).
Esses são
meus cheats preferidos e essenciais. Pesquisando, você pode encontrar listas
com muito mais! Agora vejamos minhas Opções:
Minhas
opções de Captura de Tela ficam
assim:
Minhas
opções de Áudio ficam assim (pois
gosto de escutar música no PC enquanto estou montando as cenas):
E minhas
opções de Gráfico ficam assim (e
lembre-se que você não precisa ter gráficos no ultra para fazer uma grande
história! Você só precisa ter imaginação e técnicas para deixar seu trabalho
com uma aparência super profissional; só estou colocando abaixo, como uso,
porque muitas pessoas me perguntam):
Escrevendo
a História
Agora temos abertos:
- A pasta Bibliotecas/Documentos/Eletronic Arts/The Sims 4/Capturas de
Tela;
-
A pasta de sua história;
-
O arquivo Word de sua história;
-
Seu jogo.
Lembre-se que, neste ponto, após
ter lido a primeira parte deste tutorial, você provavelmente já tem sua
história pronta. Você agora precisa definir as cenas que aparecerão no seu Capítulo 1.
Continuaremos usando “O Destino
de Cassandra” como exemplo.
Neste ponto, fiz uma rápida pesquisa
sobre a personagem Cassandra Caixão, já que ela não é criação minha, mas é uma
personagem que já existe no jogo. E esse texto aqui nos lembra de que ela foi
abandonada por Don Lotário na hora do casamento, no The Sims 2. Decido então
contar o que acontece com ela logo depois disso.
Você obviamente não precisa usar
um personagem que já veio no jogo. Você pode criar tudo do zero (o que será
mais interessante ainda!).
3 Nota: a imagem
acima pertence ao jogo “The Sims 2”.
Definindo
as cenas:
O ideal é ter uma ideia das
cenas que serão apresentadas no primeiro capítulo da história. Precisamos (como
vimos na parte 1 deste tutorial):
1) Decidir o foco narrativo: eu
prefiro sempre escrever na terceira pessoa (ex.: ela estava cansada de
esperar.);
2) Desenvolver o enredo; veja o
exemplo abaixo:
A) Ação crescente: a personagem Cassandra Caixão (a protagonista) mora
em um apartamento em San Myshuno, que divide com sua melhor amiga. As duas, que
tiveram seus relacionamentos amorosos rompidos de formas bem ruins, decidem que
já sofreram bastante e que chegou a hora de sair da deprê e dar a volta por
cima; então vão para um SPA se mimar e, de lá, seguem para uma boate para se
divertir;
B) O conflito: Don Lotário aparece no local e começa uma discussão
feia com Cassandra. Um desconhecido ajuda a garota a sair daquela situação.
Acontece uma briga física entre os dois homens e eles são expulsos da boate;
Don promete que ainda vai procurar Cassandra para conversar com ela;
C) Ação decrescente: a conclusão; o rapaz desconhecido troca números
com Cassandra e, quando ela já está de volta a seu apartamento, ele envia um
sms para ela e a convida para jantar; mas logo Cassandra recebe uma ligação que
muda seus planos.
3) Desenvolver a personagem (sua
personalidade e como é a interação dela com os outros), o ambiente e ter
cuidado com as armadilhas de histórias.
Com isso em mente, decido as
cenas4 (que podem ser modificadas durante a produção do capítulo, se
novas ideias surgirem):
· Cena 1: Cassandra e a melhor amiga
conversam e decidem que vão sair;
· Cena 2: Cassandra e a amiga vão para o
SPA;
· Cena 3: Cassandra e a amiga vão para o
nightclub; a amiga sai para pegar bebidas, mas acaba ficando no bar; Don
aparece e arranja confusão com Cassandra; um desconhecido se mete e os dois
homens brigam; são expulsos da boate.
· Fim do Capítulo 1: Cassandra já em casa recebendo
uma ligação cujo teor não será revelado para prender a atenção do leitor e
fazê-lo desejar ler a continuação da história, onde esse mistério será revelado
logo no começo do Capítulo 2.
4 Nota: você
decide a quantidade de cenas que seu capítulo terá. 1, 2, 3, 4, 5 cenas ou
mais? Qualquer formato é válido.
O próximo passo é, no The Sims
4, editar os Caixão no CAS e preparar os personagens coadjuvantes4 (e
se você baixar algum Sim, ou lote ou cômodo na Galeria,
anote o nome do item e do criador, para lhe dar os devidos créditos no final de
sua história. Essa parte é muito importante).
5 Nota: os
personagens coadjuvantes são os que possuem papel secundário; eles não são os
principais, mas são importantes para a trama se desenvolver.
Ex.: na imagem abaixo, no CAS, baixo
na Galeria a “TS2 Goth Family”, do criador Shellybeans2. Usarei apenas o
Vladmir Caixão dessa criação, mas anoto o nome para, posteriormente, colocar
nos créditos finais.
Batendo
as fotos no jogo:
Então, o que você fará agora?
Dentro do jogo, após decidir quem são os personagens e qual será o ambiente da
primeira cena, preparando os personagens no local para isso, você irá bater as
fotos que serão usadas na história. No The Sims 4, basta apertar a tecla C depois de posicionar a câmera
no ângulo que você deseja.
Mas você também pode usar a Câmera Livre (CL): é só apertar Tab no
seu teclado (aperte Tab novamente para sair da CL). Use as teclas:
·
Q para descer a câmera;
·
W para ir para frente;
·
E para subir a cam;
·
S para ir para trás;
·
A vai para o lado esquerdo;
·
D para o lado direito.
Com um pouco de prática, você
pega o jeito! Todas essas imagens (chamadas também de screenshots) aparecerão
na pasta Bibliotecas/Documentos/Eletronic Arts/The Sims 4/Capturas de Tela.
DICAS IMPORTANTES:
Para tirar boas fotos para suas cenas, lembre-se de:
- Deixar as paredes levantadas;
- Se estiver batendo uma foto com o Sim do lado de fora de
uma construção com mais de um andar, levantar os andares para mostrar tudo;
- Procurar as melhores expressões dos Sims para cenas de
conversas; coloque seu Sim para “Gritar com...” se precisa dele fazendo cara de
raiva; coloque outro Sim para fazer “Travessura/Contar Notícia Ruim Falsa”
apenas para você pegar as carinhas tristes de seu Sim e usar em uma cena mais
dramática, etc;
- Tire várias fotos deles conversando, em diferentes ângulos
e, depois, selecione as melhores para montar suas cenas;
- Dê uma lida nesse artigo
incrível feito pela equipe do The Sims: “Dicas de captura
de tela no The Sims 4: Como tirar fotos melhores dos seus Sims”.
Montando
as cenas:
Agora, assumindo
que você entrou no jogo e tirou as screenshots da primeira cena, e que agora já
temos algumas imagens do jogo, você:
1)
apertará ALT + ESC para sair do The
Sims 4 (ele continuará lá, minimizado; levando-se em conta que você está
jogando como eu, em Tela Cheia);
2) Vai agora
olhar a pasta "Capturas de Tela", que deixou aberta, e COPIAR (nunca
use “Recortar” aqui – explicação mais abaixo) apenas as screenshots que
usaremos na cena, COLANDO-AS na pasta da “Parte 1” de nossa história e
numerando-as pela ordem em que aparecem na cena;
3) Em
seguida, as COPIAREMOS e as colaremos no arquivo do Word, já escrevendo a
história.
E ATENÇÃO: NUNCA USE “RECORTAR” na pasta "Capturas de
Tela" quando seu jogo estiver aberto, ou suas próximas fotos não
aparecerão mais lá até que você saia do jogo e entre nele novamente
(experiência própria!).
Veja na
imagem abaixo que o texto já foi modificado. Faz parte. Você vai construir sua
história aos poucos e pode mudar o texto várias vezes até chegar à forma final
(até o nome do capítulo pode mudar!). E note que o tamanho da imagem (só
segurá-la e arrastá-la para cima ou para baixo para mudar seu tamanho) não vai
fazer diferença no Word. É no Blogger que arrumaremos o tamanho MESMO da
imagem. E lembre-se de colocar o X abaixo de cada screenshot para sabermos
onde, na publicação do Blogger, há foto no texto.
Criando
Notas:
Eventualmente
você precisará explicar alguma informação fora do texto da história. Como você
verá no exemplo abaixo: coloquei o número 1 após os sobrenomes de Cassandra e
de Maria José. Então selecionei cada 1 desses e apertei em “Sobrescrito” (olhe
a imagem abaixo: o primeiro 1 já foi sobrescrito; o segundo 1 ainda não).
Depois do fim do parágrafo, escrevi 1
(e o sobrescrevi), escrevi “Nota:” e então expliquei que as duas são
personagens do jogo The Sims.
E é bom
sempre deixar essas notas logo abaixo do texto onde aparecem, para que o leitor
não precise interromper sua leitura e concentração apenas para ir até o final
do texto para entender algo ou alguma referência. Não desconcentre seu leitor.
Depois,
decidi que desejo colocar os 2 links (falando sobre cada uma) em seus
respectivos nomes na nota. Peguei o link falando sobre Cassandra ( http://pt-br.sims.wikia.com/wiki/Cassandra_Caixão
), selecionei o nome de Cassandra, depois fui em Inserir; cliquei em Hiperlink
e coloquei o link em “endereço”, depois apertei “Ok”. Fiz o mesmo com o link de
Maria José ( http://pt-br.sims.wikia.com/wiki/Maria_José_dos_Encantos ). Pronto!
A nota está quase pronta! Para terminá-la MESMO, selecionei toda a nota
(inclusive o número) e diminuí o tamanho da fonte (você pode diminuir para 8, 9
ou 10); precisa apenas ser menor do que a fonte do texto.
E assim
fica a nota depois de pronta:
Agora,
após ter:
1) Copiado
e colado as imagens de “Capturas de Tela” para a pasta de “Parte 1” de sua história;
2) Na
pasta “Parte 1” de sua história, ter numerado a ordem em que as imagens
aparecem no arquivo Word;
3) Copiado
e colado as imagens de “Parte 1” de sua história para o arquivo Word (colocando
um X abaixo delas; tudo centralizado, com RPL e RD em Zero na régua) e feito o
texto da história (com parágrafo certinho – RPL em 1,25 cm na régua, com
alinhamento justificado; travessão nos diálogos; aspas para os pensamentos; etc)
e de ter feito possíveis Notas;
4) Ter
finalizado a primeira cena;
5) É hora
de entrar novamente no seu jogo, seguir os mesmos passos até finalizar todas as
cenas e fechar sua história de uma maneira que o leitor deseje ler mais, saber
a continuação do enredo!
O
Divisor de Textos:
Você pode
usar um Divisor de Texto para separar suas cenas. Você pode procurar, no Google
Imagens, por “text divider” e escolher aquele que melhor combina com o estilo
de sua história ou de um de seus personagens principais.
Salve a
imagem do Divisor na pasta “Parte 1” de sua história e o use em todos os outros
capítulos, dividindo cada cena. Eu geralmente nomeio o Divisor como “00-2
Divisor”, e sempre deixo a imagem-capa de cada capítulo como “00”.
Lembre-se
que, após colocar a imagem do Divisor, você precisa colocar DOIS X debaixo
dela, para identificá-la posteriormente quando for postar a história no
Blogger.
Agora,
supondo que você terminou de escrever sua história no Word, com as fotos e
textos, tudo certinho, é hora de colocar os créditos.
Colocando
os Créditos:
Durante a
criação de sua história, você pode usar apenas Sims, lotes e cômodos criados
por você mesmo ou... Você pode usar, também, Sims, lotes, cômodos ou outros
materiais (como roupas, cabelos, mods, etc) criados por outras pessoas.
Caso use
criações de outros jogadores, CREDITE. E você pode se perguntar qual a
necessidade de creditar tudo que usa. Então vou explicar: é uma atitude educada
e demonstra respeito pelo tempo que outro jogador usou para criar algo que
ficou disponível para você.
Você pode
inclusive usar algo feito por você e disponibilizar esse material nos créditos
(se quiser, claro).
Veja como
fazer isso:
1) Anote tudo que baixar na Galeria (como já disse aqui antes):
nome do item e, principalmente, nome do criador;
2) Crie uma lista de tudo que usou no final de sua história:
3) Se baixou seus Sims e lotes na Galeria, entre no site da Galeria
para pegar o link direto para cada um:
A) Entre no site da Galeria;
B) No exemplo acima, usamos
a Sim Maria José Bonevelho da família “TS2 Pleasant Family”, da criadora
Shellybeans2; então:
- Podemos
buscar pelo Nome do Item, pela ID EA (nome do criador) ou por uma Hashtag;
- Podemos
marcar uma Categoria: Tudo, Famílias/Grupos, Lotes e Cômodos;
- Podemos
classificar por: Downloads, Favoritos, Mais Recentes;
- Por
Hora: Tudo ou Semanal;
- E, mais
importante, sempre veja se essa opção está desmarcada (ela precisa estar
desmarcada para você encontrar algo que não foi marcado pela Maxis; isto é, a
maioria das criações): Avançado (desmarque “Selecionado pela Maxis”);
C) Ao encontrar o item que
usou, clique nele na Galeria. Quando a imagem abrir, selecione o link dela; é
esse link que você vai colocar nos créditos.
D) Para colocar os links, selecione
a(s) palavra(s) desejada(s) (no exemplo abaixo, a palavra “Simguard”) e vá em
Inserir; depois clique em Hiperlink e então coloque o endereço onde o leitor
poderá baixar a criação utilizada em sua história:
Colocando
a Imagem-Capa:
Agora que
você finalizou a primeira parte de sua história, colocou os créditos, é hora de
criar uma imagem que será a capa dela (e ficará bem no início da história,
antes mesmo do título). Você pode fazer uma imagem diferenciada dentro de seu
jogo e colocar efeitos e texto (o título) usando o Paint, o PhotoScape,
o Photoshop, o que você preferir.
Para “O Destino de Cassandra”,
criei a seguinte Capa, que, dentro da pasta “Parte 1” da história, nomeei como
“00” (sempre nomeie sua capa como “00”; e cada capítulo pode ter uma capa
diferente se você desejar; ou pode ser sempre a mesma capa; a decisão é sua):
A capa será, geralmente, o
primeiro contato do leitor com seu trabalho. E a capa será a imagem que
aparecerá quando você divulgar o link de sua história, por isso, tenha bastante
atenção com ela.
História
pronta:
Agora que
você finalizou a primeira parte de sua história, sua pasta deve ter ficado
assim:
- Imagem 00: Capa;
- Imagem 00-2 Divisor: divisor
de cena;
- Screenshots utilizadas na
parte 1 da história, na ordem em que aparecem;
- Arquivo Word onde a história
agora está toda pronta.
Pronto! Espero que tenha
gostado! Finalizamos aqui essa parte do tutorial, que lhe ensinou como colocar
sua história no Word. O próximo passo será revisá-la. Para isso, usaremos o
capítulo 1 de “O Destino de Cassandra” como exemplo-comentado na parte 3 deste
tutorial. Sul-sul! :)
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