TUTORIAL
Como Criar
uma História Feita no The Sims e Colocá-la no Blogger
Dica: para uma melhor visualização (zoom), segure Ctrl e aperte o sinal de + no seu teclado (aperte - para diminuir).
PARTE 3 – Revisar Antes de Postar
Na parte 1 de nosso Tutorial,
aprendemos como criar uma história. Na parte 2, aprendemos como colocá-la no
Word1. Agora aprenderemos a revisar nosso trabalho.
Qual a importância da revisão?
Ela permite o aprimoramento de seu texto. Quando fazemos uma segunda, terceira
(ou até mais) leitura de nosso trabalho, temos a chance de melhorar o que foi
escrito, modificar partes que podem não ter ficado tão bem explicadas, corrigir
erros que passaram despercebidos.
Por isso, antes de postarmos
nossa história, faremos uma revisão nela, observando pontos importantes e
evitando erros comuns.
Mas
lembre-se: tudo
que está escrito abaixo é sugestão, não é lei. Utilize as ideias que você mais
gostar e ignore as que não se enquadram no seu perfil. Abaixo eu apenas
descrevo qual o meu procedimento de criação e revisão, esperando que algo possa
lhe ser útil.
1 Nota: utilizo a
versão Microsoft Office Professional Plus 2010.
Exemplo-Comentado
Erros mais Comuns
Guia de Revisão
Exemplo-Comentado
Utilizaremos o primeiro capítulo de
“O Destino de Cassandra” como exemplo-comentado, como se estivesse ainda no
arquivo do Word. Lembrando que a história abaixo não terá continuidade e serve
como base deste tutorial.
Cassandra Caixão
se muda para San Myshuno após ter sido abandonada no altar por Don Lotário. Acompanhe
aqui sua história e seus novos problemas!
Aqui vemos o texto-chamada. Esse
texto deve ser pequeno e um breve resumo do que o leitor pode esperar de sua
história. No arquivo Word, RPL e RD ficam no Zero na régua (leia sobre isso na
parte 2 deste tutorial, nas “Dicas Importantes” de “Crie e deixe aberta a pasta de sua história”). O texto é
centralizado.
X
Aqui vemos a imagem “00”; a capa de
nosso capítulo. Imagem centralizada, com RPL e RD em Zero na régua (isso é
válido para todas as imagens usadas na história, no arquivo do Word, portanto,
não repetirei mais essa informação). Em sua revisão, certifique-se de que todas
as imagens estão assim e com o X abaixo delas.
O Destino de
Cassandra
Parte 1 – O Recomeço
O título com letra diferenciada,
maior, centralizado, com RPL e RD em Zero na régua. O nome do capítulo segue o
mesmo padrão, mas com a letra que será usada em todo o texto, mas em tamanho
maior.
San Myshuno.
No Distrito da Moda.
Apartamento Vista Zen 702.
No início da cena, informações que
localizam o leitor: cidade, vizinhança, apartamento. Dependendo de cada
história, pode haver mais ou menos informações.
RPL e RD em Zero na régua; texto
justificado.
X
X
Cassandra Caixão1 estava
pensativa naquele dia, olhando o evento da GeekCon ali da varanda. Ela dividia
aquele apartamento com a amiga de infância: Maria José Bonevelho1,
que, até se divorciar, atendia pelo nome de Maria José dos Encantos. Estavam
morando juntas havia apenas dois meses.
1 Nota: Cassandra e Maria José são
personagens dos jogos The Sims.
Note que, após cada x, há um espaço;
se você começou assim, mantenha o padrão.
No texto, RPL está em 1,25 cm na
régua e RD continua em Zero; texto justificado (fica mais bonito e organizado).
A Nota aparece com links para
informações extras e com a Fonte em um tamanho menor. Na Nota, o RPL e o RD
estão em Zero na régua; texto sempre justificado.
X
— E aí, Cassi? Lembra que dia é
hoje, não é? — Maria José, ou apenas “Zezé” (como amigos íntimos a chamavam),
perguntou, enquanto terminava de preparar os espetinhos para as duas.
— Lembro... — Ela respondeu como
quem não queria falar sobre aquilo.
— Hoje é nosso dia de sair da
deprê, amiga! Nosso dia de esquecer o que aqueles safados fizeram com a gente!
Nesta parte do texto, os diálogos
começam. Observe o uso do travessão para iniciá-los e separá-los das ações dos
personagens.
No texto, RPL está em 1,25 cm na
régua e RD continua em Zero; texto justificado (fica mais bonito e organizado).
É permitido, no diálogo, utilizar expressões usadas na linguagem oral, como
“deprê” no lugar de “depressão”.
Não cole as palavras no travessão.
Use espaço entre eles. Veja abaixo:
Modelo: travessão / espaço / fala e pontuação / espaço / travessão / espaço / ação.
X
— Olha, eu bem que queria
esquecer, mas não consigo, Zezé. — Só de se lembrar, Cassandra ficou com raiva.
— Como que pode, hein? O sujeito me prometeu o céu, a terra, o ar que respira,
daí, no dia do nosso casamento, pá! Me larga no altar!
— Pensa positivo: pelo menos
você não chegou do trabalho mais cedo para pegá-lo na cama com sua empregada.
— Caramba, Zezé! Quem poderia
imaginar que o Daniel faria isso contigo, né? Vocês eram tão apaixonados! O
casamento de vocês foi tão lindo!...
X
— Cassi,... “Foi”. Passado,
amiga. Agora só sinto alívio por estar solteira e por ter me livrado daquele
traidor. — Zezé disse, bebendo um pouco, depois que as duas se sentaram para
comer. — Mas o que me dá ódio mesmo é que ele não respeitou nem o fato de
termos duas gêmeas adolescentes. Mas tudo bem. Passou, não quero falar sobre
isso mais uma vez. Estamos parecendo dois papagaios de pirata remoendo nossos
“causos” quase todo dia.
— Pelo menos você tem suas
lindas meninas.
— Que estão felizes curtindo a
vida na faculdade.
— Pelo menos isso, né?... –
Cassandra disse, desanimada. — O Daniel pelo menos te deixou aquelas duas
princesas. Já o Don só me deixou raiva, revolta e asco.
No diálogo acima, observe que a
frase “Estamos parecendo dois
papagaios de pirata remoendo nossos ‘causos’ quase todo dia.” dá a ideia de que
as duas têm falado sempre sobre esses problemas que tiveram. Use esse tipo de
técnica para explicar o porquê de personagens que vivem juntas, e já sabem dos
problemas que têm, estarem repetindo uma conversa sobre um mesmo assunto, pois
seria estranho elas estarem falando sobre coisas que já sabem apenas para que o
escritor informe o que houve para o leitor. Caso não queira informar no
diálogo, informe de maneira narrativa. Ex.: “Cassandra e Maria José tiveram
decepções amorosas alguns meses atrás: a primeira foi abandonada no altar; a
segunda pegou o marido com a empregada na cama.”. O diálogo é mais interessante
porque mostra como elas se comunicam uma com a outra.
X
— Raiva, revolta, asco e a
indenização brutal que ele te pagou, por danos morais, e que o deixou sem casa!
— Zezé riu.
— Pois é. Mas eu já soube que
ele está morando em um quartinho na casa da mãe das Caliente, em Oasis Springs,
junto com as filhas dela.
— Está fuçando o FaSimbook dele?
Não bloqueou aquele safado ainda?
— Não... — Cassandra suspirou. —
Os dias passam e eu ainda fico pensando nos porquês... Em todas as mentiras...
X
— Já conversamos sobre isso,
Cassi. Você acha que não me pergunto todos os dias o porquê de Daniel ter me
traído daquela maneira?... Mas já se passaram seis meses desde que eles
aprontaram conosco. Marcamos esta data para começar a dar a volta por cima.
Você não pode amarelar nessa, amiga. Não vai me deixar na mão, né?
Utilize
fotos com seus Sims bem expressivos! Isso deixa as cenas mais vivas.
X
— Zezé, você não tem nem moral
para falar de mim. Olha aí! Você ainda está usando a aliança de casamento.
— Ok, ok. Você está certa. Mas eu
me livrarei disso hoje, quando sairmos para curtir a night, como nos nossos
bons tempos de adolescentes. Mas e então? Vamos aproveitar hoje e amanhã, que
estamos de folga de nossos trabalhos, e vamos dar a volta por cima?...
— Que jeito, né?... Sei que não
vai adiantar eu dizer “não”.
XX
Aqui vemos o Divisor de Cenas. RPL e
RD em Zero na régua. Imagem centralizada e, abaixo dela, 2 X. Os 2 X nos
indicarão se tratar da imagem do Divisor na postagem do Blogger.
Newcrest.
SPA Rhamado.
X
Cassandra e Zezé foram então a
um SPA que era bastante recomendado em um famoso site sobre beleza.
X
Fizeram aula de Yoga.
X
Bem desajeitadas.
X
Receberam massagens relaxantes!
X
Cuidaram dos pés e das mãos.
X
Curtiram a sauna.
X
X
E, por fim, tomaram banhos com
essências maravilhosas!
Agora sim elas estavam
preparadas para curtir a primeira balada, das duas, depois de todos os
acontecimentos ruins!
Observe que, mesmo com as duas
usando a parte de cima da roupa nas imagens (bug no meu jogo), optei por
utilizar o efeito de mosaico. Para isso, usei o PhotoScape.
Evite nudez explícita em suas histórias; evite cenas
explícitas de sexo. O “dar a entender” é muito mais efetivo e mais elegante. A
não ser, claro, que seu objetivo seja fazer uma história com conteúdo mais
adulto (então poste sua história em grupos 18+). Seja responsável.
E lembre-se de que, no The Sims, o sexo é chamado de
Oba-Oba. Os Sims somem dentro das camas, armários, etc. É o “dar a entender”.
Então uma simples imagem, como a de cima, já é suficiente para que o leitor
entenda que os personagens ficaram juntos.
XX
Boate Pan Europa, em Windenburg.
Naquela noite.
Aqui, novamente localizamos o
leitor. É sempre importante fazer isso, mesmo que a localização seja descrita
como: “em algum lugar de Oasis Springs,...”, por exemplo.
X
X
Cassandra e Maria José dançavam
animadas ao som do DJ Vitrola.
X
— Cassi, vou pegar uns néctares
pra gente, tá? Tô morrendo de sede, menina!
— Vai lá, amiga! Vou ficar aqui
na pista te esperando. — Cassandra respondeu dançando.
X
X
E então Zezé deixou a amiga na
pista.
X
O que ela não imaginou é que não
voltaria tão cedo, já que começou uma paquera com o barman.
Tente sempre manter a lógica em suas
cenas. Se não vai usar todos os personagens em uma confusão, mas um deles está
no local, crie uma desculpa para a ausência temporária daquele Sim. No caso,
Zezé acabou ficando pelo bar mesmo, de paquera com um carinha.
X
Enquanto isso, Don chegava ao
local.
X
E já animado para dar em cima de
uma gatinha.
“Caramba! Olha as costas dessa morena! É hooooooooje!”, ele pensou.
Aqui vemos o pensamento de um dos
personagens!
Para fazer o pensamento é bem
simples: o pensamento abre um
parágrafo, iniciado com aspas (e pode vir em itálico ou não):
"Ai,
lidar com adolescente é tão complicado!", pensou Laura.
Ou
com itálico:
"Ai, lidar com adolescente é tão complicado!",
pensou Laura.
Modelo: aspas / pensamento / pontuação / aspas / vírgula / espaço / pensou fulano.
Atenção aos seguintes detalhes:
- Pontue normalmente a frase
dentro das aspas (é a afirmação, exclamação ou pergunta interna do personagem);
- Pontuada a frase, feche aspas
e COLOQUE A VÍRGULA colada à aspa;
- Dê um espaço e escreva algo
como “pensou fulano” ou “fulano pensou”, ou “fulano perguntou por telepatia”,
ou “fulano se perguntava, olhando-o”, etc. Mas deixe claro ao leitor quem é o
dono daquele pensamento.
X
Mas quando ele se aproximou e disse:
— Boa noite, gatinha!
E ela se virou, o susto dos dois
foi enorme.
— Don?!! – Cassandra ficou
extremamente surpresa ao ver o ex-noivo ali.
X
— Posso saber o que você está
fazendo aqui?!! – Ele perguntou, irritado e enciumado ao vê-la tão linda. Então
ele puxou o braço de Cassandra, tirando-a da pista.
X
— Me larga, ok?!! O que você
pensa que está fazendo? – Ela se indignou com o jeito que ele estava
tratando-a.
X
— Você sabe quantas vezes eu
tentei entrar em contato com você desde aquele mal-entendido? Ligações,
e-mails, fui a sua casa várias vezes, até descobrir que você, seu pai e seu
irmão tinham se mudado para Willow Creek! — Ele disse, irritado.
— “Mal-entendido”? É como você
chama ter me deixado plantada no altar?!! — Ela ficou abismada ao ouvir a
versão dele sobre o ocorrido.
X
E, bem perto, dois amigos
observavam a confusão... Um era o famoso Joaquim Le Chien, líder do Clube do
Giro, um clube de dança bem famoso na área; o outro era Matthew Tyler, um
empresário local, dono de um restaurante em Magnolia Promenade.
— Tá dando não, Chien. O cara
arrastou a mina pra lá e está falando alto com ela. Vou me meter, man. — Ele
falava já irritado.
— Olha, Matt, sei que não
adianta eu dizer para você não se meter. Podemos chamar os seguranças da boate.
— Até lá ele já encostou a mão
nela. Eu vou nessa, cara.
— Então estou indo pra pista,
viu! Vai lá salvar a mocinha! — Joaquim sorriu.
X
— O que eu preciso fazer para
você me perdoar, minha Cassizinha, meu bombom?! — Don agora pedia perdão; “Ela está muito gata para eu deixar pra lá!
Fora que ficou com toda a minha grana praticamente!”, ele pensou.
— Não encosta em mim, ok? Eu não
vou e nem quero te perdoar! E de você, eu só quero distância!
X
— Senhora, esse homem está lhe
perturbando? — Matt já chegou todo sério e protetor.
— Cassi!!! – Don a olhou como
que esperando que ela ficasse do lado dele.
— Esse homem é meu ex-noivo, me
largou no altar e agora está me perturbando sim. O senhor pode me ajudar a
tirá-lo de perto de mim?
— Eu não vou sair de perto dela!
— E Don, alterado, já partiu para cima do rapaz.
X
A briga foi feia e os seguranças
do local tiveram que intervir para separar os dois, que logo foram expulsos da
boate.
Uma dica importante é você evitar
baixaria em sua história. Claro que cenas de brigas, confusões e barracos podem
acontecer, mas evite utilizar linguagem vulgar e o uso excessivo de palavrões.
Com tantas histórias Sims (feitas com imagens ou vídeos) apelando para
baixarias, torne a sua elegante e agradável de ler. Substitua palavrões por símbolos
como $#@¨&*%. Ou, por exemplo, ao invés de seu personagem dizer “#@$% o
chefe!”, ele poderia dizer: “Estou pirado com meu chefe!”, ou algo equivalente.
Você pode também substituir os palavrões por palavras mais neutras, como:
droga, porcaria, caramba, etc.
X
— Ótimo, man! Agora cai fora, já
que conseguiu estragar a noite da gente! — Matt falava alto com Don,
intimidando-o, enquanto os seguranças apenas observavam a discussão.
X
— Nossa conversa ainda não
terminou, Cassandra. Esse babaca não vai estar o tempo todo do teu lado. — Don
disse, olhando para ela.
— Vaza, cara!!! — Matt ordenou,
irritado.
Até este ponto, o conflito foi apresentado
ao leitor.
E, através de cenas separadas,
também os personagens: inicialmente mostramos Cassandra (Cassi) e Maria José
(Zezé). Depois, introduzimos Don na história e, logo em seguida, para ajudar
Cassi, o empresário Matthew Tyler.
Colocar os personagens aos poucos é
o melhor método para que o leitor se familiarize com eles.
X
E quando Don foi embora,
Cassandra se aproximou do rapaz:
— Obrigada por ter me ajudado.
Eu jamais poderia imaginar que ele teria essa reação ao me ver. — Ela disse, bem
sem graça.
— A senhora precisa ficar atenta
então. Não é bom andar sozinha e desarmada com um maluco desses no seu encalço.
— Você tem razão... Obrigada
mesmo... Qual o seu nome?...
X
— Matthew Tyler, mas pode me
chamar apenas de Matt. E o seu?...
— Cassandra Caixão, mas pode me
chamar de Cassi.
— Prazer conhecê-la, apesar das
circunstâncias. — Ele sorriu.
— Prazer conhecê-lo. — Ela
disse, ainda tensa; então perguntou para ele: — Se importaria de ficar
conversando um pouco comigo aqui fora até eu me acalmar mais?...
— Farei isso de muito bom grado.
E não se preocupe! Se aquele babaca voltar, ele não perde por esperar: sou
faixa preta em Simdô.
Outra dica sobre os diálogos é você
relê-los para que perceba se aquilo poderia ser uma conversa real. Diálogos sem
pé nem cabeça, confusos, podem estragar uma boa história.
X
E, durante todo aquele tempo,
Zezé ainda estava tomando vários Néctares no bar. Amanheceu e ela nem viu o
tempo passar, animada, conversando com novos “amigos”.
X
Já Cassandra e Matthew, depois
de um bom tempo de conversa, trocaram seus números de celular antes de cada um
seguir seu caminho: ele foi para casa; Cassi, antes de fazer isso, foi buscar a
amiga que estava no clube.
XX
San Myshuno, na tarde daquele mesmo dia (domingo).
No apê de Cassi e Zezé.
X
Matt tinha acabado de mandar um
sms para Cassandra; ele a convidava para jantar com ele naquela noite.
X
— Hmmm... Já vi que, pela cara,
a noite rendeu um boy para uma de nós, hein! — Zezé se aproximou, sorrindo.
— Tá melhor, criatura? – Cassi
riu.
— Nada. Desci para pegar um
remédio para dor de cabeça. E estou tomando muita água para essa ressaca passar
logo. Só dei uma passadinha aqui para ver se está tudo bem com você.
— Isso se chama consciência
pesada por ter abandonado a amiga e ficado no bar.
— Mas quando que eu ia imaginar
que o Don ia aparecer para te perturbar, hein? Jamais! Que loucura, amiga! Pelo
menos o tal do bonitão te livrou dessa, né?
— E me chamou para jantar essa
noite com ele. E claro que vou! — Cassi sorriu.
— Muito beeeem! É isso aí!
— E você vai deitar para ficar
boa logo, louca!
Perceba que esse diálogo serviu para
mostrar ao leitor que Cassi já contou sobre o que houve para Zezé. Talvez
quando elas voltaram para casa? Talvez quando Zezé acordou? Isso não importa. O
que importa é deixar claro que Zezé já tem a informação sobre a confusão com
Don.
Outro ponto importante é: as ações
sempre devem ter consequências. Se Zezé bebeu muito, fica mais real deixar
claro que ela está de ressaca.
Tome sempre cuidado com as
consequências das ações de seus personagens. Se eles agem do jeito que querem e
nada acontece, você vai demonstrar uma desconexão do cenário com os personagens
e isso pode desinteressar o leitor.
X
— Vou mesmo, viu! Divirta-se aí,
mocinha! — Zezé sorriu e saiu; ela foi para seu quarto descansar, deixando
Cassi aproveitar a jacuzzi e o delicioso ventinho refrescante.
https://www.youtube.com/watch?v=SU36zqItkFQ
Música de Cena:
Roxette – Listen to your Heart
Você pode colocar uma música para
que o leitor escute e “entre no clima” da cena. No arquivo de Word, coloque o
link para o vídeo da música no Youtube. Embaixo do link, escreva “Música de
Cena” e coloque o nome da banda e da canção. Por quê? Porque, caso o link
depois fique indisponível, o leitor ainda poderá, pela identificação da música,
procurar outro vídeo da mesma canção no Youtube.
RPL e RD em Zero na régua; texto
centralizado; fonte menor do que a do texto.
X
E Cassi só pensava em Matt.
X
Imaginando que devia ter beijado
o rapaz quando os dois ficaram conversando fora do clube.
X
“Essa manhã não beijei o gato, mas hoje, dependendo da conversa, eu
beijo!”, ela pensou, enquanto ia para seu quarto para trocar de roupa.
X
No entanto, no meio do caminho
recebeu uma ligação que abalaria seu mundo:
— Senhorita Cassandra Caixão? –
A voz da mulher era desconhecida e bem formal.
— Pois não? Sou eu.
— Aqui é da Clínica SimMed...
Continua...
Eis o final do capítulo. Alguma
informação promete abalar o mundo de Cassandra. Que informação seria essa? O
que vai acontecer? Essas (e muitas outras) perguntas poderão ser feitas pelos
seus leitores.
Saiba terminar seu capítulo e deixe
seus leitores sempre querendo saber mais. Depois, você poderá adicionar muitos
outros conflitos a sua história; apenas tome cuidado com as armadilhas de
histórias (leia sobre elas na parte 1 deste Tutorial).
ATENÇÃO:
a história acima é um exemplo e não será continuada.
CRÉDITOS:
Sims,
lotes, cômodos e outros conteúdos usados nesta história:
SIMS:
Cassandra Caixão: Sim do próprio jogo TS4;
Maria José Bonevelho: TS2 Pleasant Family, by
Shellybeans2;
Don Lotário: Sim do próprio jogo TS4;
Matthew Tyler: Tyler Hobson, by Cayrees;
LOTES:
Andar 1 (cômodo) do apartamento de Cassi e Zezé: 702 ZenView 1st Floor, by
simmingmommy;
Spa Rhamado: Bella’s Spa and Gym, by
Chrillsims4;
Mc Donalds & Mc Café: by Melly20x;
Starbucks: by Simproved.
OUTROS:
Seguranças da Boate: Simguards.
E, finalmente, credite TUDO que você
não criou (e até mesmo as coisas feitas por você, se assim desejar) e usou em
sua história.
Isso é respeitar os criadores e ser
educado.
Erros
Mais Comuns
Claro que todos nós podemos
cometer erros em nossa escrita. Mas quando você se propõe a ser um escritor,
precisa sempre procurar seu aprimoramento. Confira algumas regras básicas
abaixo e se familiarize com elas antes de começar sua revisão:
1) Leia sobre Pontuação AQUI:
é importante saber usar o ponto, exclamação, interrogação, a vírgula, dois
pontos, ponto e vírgula, reticências. É o que há de mais básico na arte de
escrever. Leia, veja os exemplos e tente colocá-los em prática;
2) Cuidado com a coerência textual:
A) um texto não pode ter
situações ou ideias que se contradizem entre si, ou seja, que quebrem a lógica;
B) evite a Tautologia: Tautologia é um
vício de linguagem que consiste na repetição de alguma ideia, utilizando
palavras diferentes. Um texto coerente precisa transmitir alguma informação,
mas quando há repetição excessiva de palavras ou termos, o texto corre o risco
de não conseguir transmitir a informação. Caso ele não construa uma
informação ou mensagem completa, então ele será incoerente;
C) fique atento à Relevância: fragmentos
de textos que falam de assuntos diferentes, e que não se relacionam entre
si, acabam tornando o texto incoerente, mesmo que suas partes contenham certa
coerência individual. Sendo assim, a representação de ideias ou fatos
não relacionados entre si, fere o princípio da relevância e trazem
incoerência ao texto.
3) Utilize a vírgula no aposto (ou
os dois pontos, se for o caso). Não sabe o que é Aposto? Clique AQUI
e aprenda;
4) O Vocativo geralmente é separado por vírgulas, mas pode
aparecer também com um sinal de exclamação, interrogação, etc. Por favor, use a
pontuação correta quando usar o Vocativo! Leia sobre o Vocativo AQUI;
5) Aprenda a usar as vírgulas; esse é o erro mais comum que tenho
visto em textos. Aprenda sobre as vírgulas AQUI;
7) Apesar do nome ofensivo (“80 erros gramaticais que fazem você
parecer um idiota”), sugiro que baixe esse infográfico, AQUI, e estude as
informações que ele contém. É MUITO bom!
Se você se
dispuser a estudar os pontos acima, pode ter a certeza que sua escrita melhorará
MUITO e, assim, também a qualidade de seus textos.
Textos bem
escritos seduzem os leitores. Lembre-se disso!
Guia
de Revisão
Para fazer a revisão de sua
história no Word, siga os passos:
1) Verifique se colocou X abaixo
de cada imagem e 2X abaixo de cada Divisor de Cena;
2) Verifique se você colocou
travessão (—; aperte Alt + 0151 para criar travessões no Word10) nas falas e
deu espaço entre ele e o texto; não os deixe grudados;
3) Verifique se as imagens estão
centralizadas com RPL e RD em Zero na régua (leia sobre o RPL e o RD na
parte 2 deste tutorial, nas “Dicas Importantes”, em “Crie e deixe aberta a pasta de sua história”);
4) Verifique se os textos estão
justificados, com RPL em 1,25 cm (ou em 1,5 cm) e RD em Zero na régua;
5) Verifique se o texto das notas
está com a letra menor do que a do texto, se está justificado, se RPL e RD
estão em Zero na régua;
6) Verifique se colocou tudo que
utilizou nos Créditos (pelo menos as coisas de outros criadores-jogadores, se
não quiser compartilhar suas produções);
7) Releia seu texto: evite
informações demais, evite apresentações de muitos personagens ao mesmo tempo,
evite as armadilhas de histórias (veja na parte 1 deste Tutorial), verifique se
os diálogos estão reais, se eles têm lógica, se o leitor irá compreendê-los,
evite palavrões;
8) Releia o texto em busca de
erros gramaticais e ortográficos; se encontrar palavras repetidas no mesmo
parágrafo, busque um sinônimo AQUI.
Pronto! Revisou sua história?
Então agora sim o seu texto está pronto para ser colocado no seu Blogger! Aprenderemos
a fazer isso na Parte 4 de nosso Tutorial! Sul-Sul!
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