TUTORIAL
Como Criar
uma História Feita no The Sims e Colocá-la no Blogger
Dica: para uma melhor visualização (zoom), segure Ctrl e aperte o sinal de + no seu teclado (aperte - para diminuir).
PARTE 4 – Postando no seu Blogger
Na parte 1 de nosso Tutorial,
aprendemos como criar uma história. Na parte 2, fizemos a história e nosso
primeiro capítulo está pronto. Na parte 3, revisamos nosso trabalho. Então,
agora, precisamos passar nossa história para nosso blog. Vamos aprender a
criá-lo? :)
Criando o Blog
Postando no seu Blog
Criando
o Blog
Você pode utilizar outras
páginas de blogs para criar o seu; mas como meu blog é no Blogger, ensinarei
como fazer o seu aqui também. Se você prefere seu blog em outro local, pule
essa etapa e procure um tutorial voltado para sua página preferida de blogs.
1) Entre na página
do Google:
A) Clique em “Fazer Login”:
B) Entre em sua conta ou clique
em Criar uma Conta:
OBS.: a minha sugestão é que
crie sua conta de autor de histórias do The Sims e não utilize sua conta
pessoal, para não misturar as coisas. Você pode até criar seu pseudônimo1.
Por exemplo: “Sally Winter” não é meu nome verdadeiro; é meu pseudônimo como
autora. No entanto, isso é, repito, apenas uma sugestão. Se você quiser
utilizar sua conta pessoal, a decisão é sua.
1 Pseudônimo: nome
adotado por autor ou responsável por uma obra (literária ou de qualquer outra
natureza), que não usa o seu nome civil verdadeiro, por modéstia ou
conveniência ocasional ou permanente, com ou sem real encobrimento de sua
pessoa.
Ao criar sua conta pela primeira
vez (seguindo os passos dados pelo próprio Google), você verá a mensagem
abaixo:
Clicando no círculo que terá a
inicial de seu nome, você verá “Minha Conta”, onde você verá opções de login e
segurança, info pessoais e de privacidade, preferências da conta, etc.
Mas vamos clicar no pequeno Menu
(um com quadradinhos pequenos) que fica ao lado do Sininho de Notificações do
Google. Quando você aperta no Menu e clica em “Mais”, você vê o ícone do
Blogger. Você pode segurar esse ícone e arrastá-lo para o topo de seu Menu.
Então ele ficará assim:
2) Agora vamos
criar nosso blog:
A) Clique no ícone do Blogger;
você será levado para a página abaixo. Em seguida, clique em “Criar Blog”:
B) Você terá que logar novamente
na conta que acabou de fazer, pois você não tem ainda um Blogger; caso tenha,
isso (abaixo) não será necessário, pois ele mostrará imediatamente sua página
de administração do Blogger.
C) Se for sua primeira vez no
Blogger, você verá a seguinte informação:
Confirme seu perfil: o perfil
que os leitores verão quando visualizarem suas postagens é mostrado abaixo. O
uso de um perfil do Google+ permite que você tenha uma identidade nas
propriedades do Google e o conecta a seus leitores, permitindo que eles
compartilhem e recomendem seu conteúdo na web e no Google+. Se você quiser usar
outra identidade, como um pseudônimo, poderá escolher um perfil limitado do
Blogger. Mais
informações sobre os perfis do Blogger.
Você terá a opção de criar um
perfil do Google+ ou um perfil limitado no Blogger. Minha sugestão é que você
crie o perfil do Google+. Isso te permite colocar, mais tarde, gadgets como
“Seguidores do Google+” no teu blog. Então vale mais à pena.
D) Se você optou por criar o
perfil do Google+, verá a página abaixo; daí clique em “Continuar para o
Blogger”:
E) Você verá a página de boas
vindas do Blogger. Agora clique em Criar
Novo Blog:
1) Título: esse será o nome de seu Blog.
Não o nome de sua história. Coloque um nome geral, que lhe permita, se quiser,
futuramente, postar novas histórias ou outras coisas sobre The Sims. No exemplo
abaixo, coloquei o nome Sandy e The Sims;
2) Endereço: o endereço ficou sandyethesims.blogspot.com (eles avisam quando o endereço está disponível);
3) Tema: mantenha o tema “Simples”; aprenderemos
como mudar isso na parte 5 deste tutorial;
4) Clique em “Criar um Blog!”.
1) Em Tema: o Tema mostra a aparência de seu blog em um monitor e em uma
tela de celular. Mas percebam, descendo as páginas, que podemos escolher outros
temas (aparências diferentes) para nosso blog. No entanto, não faremos isso
agora. Nosso blog ainda não tem uma única postagem. Portanto, vamos postar a
história que escrevemos (ou o primeiro capítulo dela, caso seja uma história
mais longa); depois, após publicá-la, arrumaremos o Tema e faremos algumas
mudanças no blog antes de divulgar o Link Específico do capítulo 1;
2) Algumas notificações aparecem,
de vez em quando, no blog; após lê-las, você clica no X para dispensá-las.
Postando
no seu Blog
Agora que seu blog foi criado,
vamos criar a postagem do primeiro capítulo de nossa história!
Clique em Nova Postagem.
Você vai ver o seguinte:
Ao lado de postagem (seta
apontando para a esquerda), escreva o nome da série, o número da parte e o nome
do capítulo. Não escreva mais do que isso e mantenha esse título o menor que
puder.
No espaço onde o cursor se
encontra (segunda seta), você vai colar todo seu texto, da Parte 1 de sua
história, que está no Word.
É só você abrir o arquivo do
Word, ir em Selecionar Tudo.
Em seguida, vá em Copiar.
Depois volte para sua postagem
no Blogger.
Clique onde o cursor está (no
espaço para o texto) e, clicando com o botão direito do mouse, escolha Colar.
Às vezes preciso fazer mais de uma
tentativa para finalmente o texto aparecer lá. Nesse exemplo mesmo, apenas na
terceira tentativa, e usando Ctrl+V, foi que consegui fazer o texto aparecer no
local de postagem.
O marcador do cursor ficará no
final da página. Para subir, é só você usar o rolador:
A primeira coisa que você vai
notar é que as imagens não estão aí. Normal.
Então você vai para o começo da
postagem e vai clicar em INSERIR IMAGEM:
ATENÇÃO: abaixo você pode ver que as imagens aparecem com o
símbolo de quebradas; só que, algumas vezes aconteceu comigo delas nem mesmo
aparecerem assim. Por isso a importância do X, que marca a posição de cada
screenshot.
Ao clicar em Inserir Imagem,
aparecerá a seguinte caixa, onde você deve clicar em Escolher Arquivos:
Então você vai até a pasta da
Parte 1 de sua história.
Use CTRL+A para selecionar todas
as imagens; e depois só mantenha CTRL pressionado e clique no arquivo do Word, para
que você NÃO o selecione:
As imagens então serão
carregadas. Espere que o processo termine (pode ser rápido ou longo, dependendo
da velocidade de sua internet). Depois, clique em CANCELAR. Isso mesmo. Clique
em CANCELAR.
REPETINDO: depois que todas as
imagens forem carregadas, clique em CANCELAR; caso contrário, todas as imagens
vão aparecer na postagem, fora de seus lugares, e nós não queremos isso.
Caso tenha feito essa bobagem,
dê CTRL + Z para desfazer.
Próximo passo será colocar o
cursor abaixo de cada X e Inserir as imagens uma por uma, em seus respectivos
lugares.
Você deve clicar então na imagem
quebrada e, depois, em Remover (e
delete o X também após colocar a screenshot certa):
O próximo passo é clicar na
screenshot que você acabou de colocar aí; você notará que ela já está centralizada.
Deixe a imagem da Capa no
tamanho médio.
ATENÇÃO: todas as outras imagens, você marca tamanho Muito
Grande.
Repita o processo, colocando
todas as fotos, uma por uma, no seu texto:
- Insira a foto certa;
- Apenas depois, delete o X e a
Imagem Quebrada;
- Então, clique na screenshot e
coloque tamanho Muito Grande;
- Arrume o espaço entre texto e
imagens.
Sobre o Divisor de Cenas, uma
boa dica é colocar todos os divisores de cena primeiro, antes de colocar as
outras imagens. E eles também ficam no tamanho Muito Grande.
Depois que você colocar todas as
imagens, é hora de arrumar os vídeos musicais (caso tenha resolvido colocar
algum).
Você recorta o link que está
sobre o texto Música de Cena.
O cursor vai ficar no local onde
o link estava.
E você então vai clicar em Inserir um Vídeo.
Assim que a caixa abrir, clique
em:
- Do Youtube;
- COLE o link no espaço de
endereço e clique em Pesquisar;
- Assim que o vídeo aparecer,
clique nele para selecioná-lo;
- Clique em Selecionar.
Na Postagem, seu vídeo aparecerá
assim (e você ainda não será capaz de assisti-lo; isso será possível apenas na
postagem já publicada):
ATENÇÃO: havia um espaço entre a imagem do vídeo e o texto
“Música de Cena”; eu que optei por não deixar espaço. Você pode fazer o mesmo
ou, se preferir, deixar um espaço mesmo entre os dois.
Agora que você já organizou:
- Texto;
- Imagens do Divisor de Cenas;
- Imagens da história;
- Espaçamento entre as imagens e
os textos;
- Já colocou os vídeos do
Youtube.
É hora de arrumarmos detalhes
finais antes de postar.
Veremos as Configurações de
Postagem, que são 5: Marcadores (eu não utilizo, portanto, não falarei sobre os
marcadores aqui, mas você pode ler sobre eles neste artigo AQUI); Programar; Link Permanente;
Local; Opções.
Aqui falarei apenas sobre os
dois que utilizo: Programar e Link Permanente.
1) Programar: aqui você tem 2 opções, que
são Automático e Definir Data e Hora.
Quando eu tenho várias postagens (não publicadas), eu defino
por Data e Hora para que elas
apareçam na ordem em que serão publicadas na parte de Administração do Blogger.
Mas, no momento em que vou publicar, mudo para Automático apenas aquela postagem que
“irá a público”.
E apesar da imagem abaixo estar marcada em Definir Data e Hora, para publicar “O
Destino de Cassandra”, deixarei no Automático.
2) Link Permanente: aqui você pode modificar o
nome do link de sua postagem. Eu sempre prefiro encurtar.
Na imagem 1, você pode ver o link permanente automático, que
é enorme.
Na imagem 2, onde a seta aponta, escrevi como desejo que
seja a parte final do link; após fazer isso, deixo essa opção de Link Permanente Personalizado marcado e
clico em Concluído.
3) Salvar e
Visualizar: é
sempre bom ficar salvando as modificações feitas, inclusive quando você estiver
colocando as imagens (já aconteceu comigo da internet cair, eu não perceber,
minhas modificações não terem sido salvas e eu ter que colocar as imagens todas
novamente; mas faz parte; se acontecer com você, tenha calma, respire fundo e,
se for o caso, dê um tempo antes de recomeçar). Pois bem! Depois que você apertar
em Salvar, você vai clicar em Visualizar! Então você terá uma prévia de como
sua postagem parecerá (aqui você também não consegue assistir os vídeos; como
eu disse, só quando publicar mesmo).
4) Após Visualizar, se você quiser
postar outro dia, você pode apenas (após salvar suas modificações), retornar
para a parte da Administração clicando no nome Blogger a sua esquerda:
Na parte de Administração do
Blogger, nas marcações na imagem abaixo:
1) Clicando naquela setinha para
baixo (no caso, ao lado do nome do blog “Sandy e The Sims”, você pode criar
outros blogs e mudar o painel de Administração para cada um deles;
2) Ao colocar o mouse sobre o
nome de sua postagem (sem clicar), você pode optar por Editar (entre aí caso
deseje publicar), Visualizar e até mesmo Excluir;
3) Como ainda não foi publicado,
aparece como Rascunho.
Mas voltemos agora a nossa
postagem “O Destino de Cassandra – 1 – O Recomeço”.
Na visualização, vimos que as
imagens estão ultrapassando o corpo do texto (coloquei as linhas verdes para
você perceber isso). Mas arrumaremos isso depois. O importante é você já ter um
material pronto, em seu Blogger, para apresentá-lo ao público.
ATENÇÃO: evite fazer propaganda de algo
que ainda será produzido. Não faça isso. Produza primeiro, em seguida apresente
o produto juntamente com uma boa publicidade. Promessas não prendem leitores.
Seu trabalho é o único que pode mantê-los.
Mesmo com essa questão do corpo
do texto, vamos publicar.
E, ao publicar, você verá a
caixa abaixo.
Se você optar por escrever algo,
depois clique em Compartilhar.
Agora, quando você quiser ver
seu Blog, é só clicar em Visualizar blog (marcação 1 na imagem abaixo);
ocasionalmente você receberá um +1 de algum leitor, que aparecerá ali (na
marcação 2); e (na marcação 3) você poderá ver quantas pessoas viram/leram seu
trabalho.
Se você deseja publicar sua
história ANTES de arrumar seu Blogger, você também pode fazer isso.
- Clique em Visualizar Blog
(marcação 1 na imagem acima);
- Veja (na marcação 1 da imagem
abaixo) que o que temos ali é o endereço GERAL do blog (não é esse o que
utilizaremos para convidar os amigos a ler a Parte 1 da história);
- Clique no TÍTULO de sua
postagem para chegar ao link certo (marcação 2 na imagem abaixo).
Depois que você clicar no Título
de sua postagem, a página abrirá no link específico daquele post, que você
deverá usar para convidar leitores e jogadores a conhecer sua história. Agora
você só precisa copiar o link e publicá-lo nos locais/grupos adequados.
A não ser que, antes de fazer a
divulgação, você queira editar seu Blogger para deixá-lo já todo arrumadinho!
Pois, por enquanto, ele está assim:
Nesse caso, siga para a última
parte de nosso tutorial! :)
Na última parte de nosso
Tutorial, vamos aprender a editar nosso Blogger e deixá-lo com nossa cara!
Sul-Sul!
Nenhum comentário:
Postar um comentário